Skip to main content

crumble de pêssego sem glúten, a sobremesa que vai ter de fazer este fim de semana

Fins de semana de inverno pedem sobremesas assim: quentinhas, deliciosas e acabadas de sair do forno. Então se forem saudáveis como esta que descobri no blog Snixy Kitchen junta-se o melhor de dois mundos, ou o útil ao agradável, ou – mais apropriado ainda – a fome à vontade de comer. Além de ser muito fácil de fazer, é ideal para alimentar uma multidão. Então se acompanhar com uma bola de gelado, é a sobremesa perfeita.

Para isso, precisa de ter em casa pêssegos maduros cortados às fatias, açúcar mascavado, amido de milho, extrato de baunilha e manteiga sem sal para o recheio. Para o crumble, precisa de flocos de aveia sem glúten, farinha de amêndoa, farinha de arroz, farinha de aveia sem glúten, amido de milho, açúcar, fermento, sal, manteiga sem sal e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Gluten-Free-Brown-Sugar-Peach-Crumble-9.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Comece por preparar o recheio: numa taça grande, misture as fatias de pêssego, o açúcar mascavado, o amido de milho e o extrato de baunilha.

Transfira o recheio para uma travessa ou para uma forma de tarte e espalhe por cima os pedaços de manteiga. Leve ao forno durante 20 minutos.

Enquanto isso, junte os flocos de aveia, as farinhas de amêndoa, de arroz e de aveia, o amido de milho, o açúcar, o fermento e o sal numa taça e misture bem, com a ajuda de uma batedeira. Acrescente a manteiga fria e o extrato de baunilha e volte a misturar, na velocidade média, até obter uma espécie de crumble.

Disponha o crumble que obteve por cima do recheio de pêssego e leve ao forno durante mais 40 a 45 minutos, até o recheio começar a borbulhar e o topo ficar com um tom entre o dourado e o acastanhado.

Sirva quente, com uma colher de gelado de baunilha ou do seu sabor preferido.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: snixy kitchen

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com