Skip to main content

croissants de véspera tostados no forno com queijo, presunto e cogumelos

Desde que olhei pela primeira vez para esta receita que já destilei quatro litros e meio de água pela boca. Não sei o que hei-de fazer, este maravilhoso gratinado de croissants, no forno, é das maravilhas mais tentadoras que encontrei na minha desinteressante vida.

A receita é do fenomenal blog Half Baked Harvest e é a solução perfeita para reciclar os croissants da véspera que não estão assim tão espectaculares para serem comidos ao pequeno-almoço. Aqui os croissants vão tostar no forno depois de serem embebidos numa incrível combinação de queijo, mostarda, cogumelos e ainda… mais queijo derretido por cima.

Para fazer esta beleza, vai precisar dos tais croissants que sobraram da véspera, manteiga, azeite, cogumelos picados, alho picado, tomilho fresco picado, natas, leite, ovos batidos, mostarda de Dijon, pimenta caiena, presunto cortado em pedaços, queijo Brie em cubos e queijo Fontina. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Ham-and-Cheese-Croissant-Bake-1-700x1050.jpg

 

Comece por untar um pyrex fundo, com 13 cm por 23 cm. Parta os croissants em pedaços grandes, espalhe-os pelo pyrex e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 5 a 8 minutos, só para tostarem.

Enquanto os croissants tostam, salteie os cogumelos, temperados com sal e pimenta, numa frigideira com um fio de azeite. Deixe-os durante cerca de cinco minutos, em lume médio, sem mexer para dourarem e depois mais três minutos, mexendo, para caramelizarem. Acrescente o alho e o tomilho, e deixe saltear mais um minuto antes de desligar o lume.

Bata as natas, numa taça grande, com o leite, os ovos batidos, a mostarda, a pimenta caiena e uma pitada de sal e pimenta. Mergulhe, nesta mistura, os croissants, os cogumelos, o presunto e o queijo Brie. Coloque tudo dentro do pyrex e espalhe o Fontina por cima.

Cubra o pyrex com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno, a 180 ºC, durante 30 minutos. Retire o papel de alumínio e volte a colocar no forno, durante mais 10 a 15 minutos, até o queijo derreter e os croissants ficarem bem tostados.

Depois é comer os pedaços de croissant, um a um, embebidos neste fantástico queijo derretido.

 

Um óptimo brunch para si onde quer que os croissants estejam,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com