croissants de véspera tostados no forno com queijo, presunto e cogumelos

Desde que olhei pela primeira vez para esta receita que já destilei quatro litros e meio de água pela boca. Não sei o que hei-de fazer, este maravilhoso gratinado de croissants, no forno, é das maravilhas mais tentadoras que encontrei na minha desinteressante vida.

A receita é do fenomenal blog Half Baked Harvest e é a solução perfeita para reciclar os croissants da véspera que não estão assim tão espectaculares para serem comidos ao pequeno-almoço. Aqui os croissants vão tostar no forno depois de serem embebidos numa incrível combinação de queijo, mostarda, cogumelos e ainda… mais queijo derretido por cima.

Para fazer esta beleza, vai precisar dos tais croissants que sobraram da véspera, manteiga, azeite, cogumelos picados, alho picado, tomilho fresco picado, natas, leite, ovos batidos, mostarda de Dijon, pimenta caiena, presunto cortado em pedaços, queijo Brie em cubos e queijo Fontina. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Ham-and-Cheese-Croissant-Bake-1-700x1050.jpg

 

Comece por untar um pyrex fundo, com 13 cm por 23 cm. Parta os croissants em pedaços grandes, espalhe-os pelo pyrex e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 5 a 8 minutos, só para tostarem.

Enquanto os croissants tostam, salteie os cogumelos, temperados com sal e pimenta, numa frigideira com um fio de azeite. Deixe-os durante cerca de cinco minutos, em lume médio, sem mexer para dourarem e depois mais três minutos, mexendo, para caramelizarem. Acrescente o alho e o tomilho, e deixe saltear mais um minuto antes de desligar o lume.

Bata as natas, numa taça grande, com o leite, os ovos batidos, a mostarda, a pimenta caiena e uma pitada de sal e pimenta. Mergulhe, nesta mistura, os croissants, os cogumelos, o presunto e o queijo Brie. Coloque tudo dentro do pyrex e espalhe o Fontina por cima.

Cubra o pyrex com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno, a 180 ºC, durante 30 minutos. Retire o papel de alumínio e volte a colocar no forno, durante mais 10 a 15 minutos, até o queijo derreter e os croissants ficarem bem tostados.

Depois é comer os pedaços de croissant, um a um, embebidos neste fantástico queijo derretido.

 

Um óptimo brunch para si onde quer que os croissants estejam,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

Powered by Blogger.