Skip to main content

como fazer arroz sem o deixar empapar

Quem nunca acordou a meio da noite, com suores frios, depois de sonhar ter feito um daqueles montes de arroz empapado que se aguentam em pé como um verdadeiro bolo de anos? Eu confesso que é dos meus mais negros e frequentes pesadelos gastronómicos. E por isso passo grande parte dos meus dias à procura das melhores técnicas para fazer um arroz perfeito, soltinho e consistente que se sinta bem ao trincar.

Felizmente existe na minha vida um site como o Food52 que reúne verdadeiros especialistas na arte de cozinhar de forma irrepreensível os mais habituais pratos de uma respeitável casa de família. E um dos últimos guias que publicaram foi para ensinar a fazer um arroz solto, seco e nada empapado.

Isto é tudo o que precisa de saber:

3bbbc453-7754-4bd8-aed8-a33ccaf9b8ee--2017-0418_me

 

1. Porque é que o arroz fica empapado? 

O arroz fica empapado quando os bagos rebentam durante a cozedura. Isso acontece porque o arroz absorve muita água e, ao colocá-lo directamente em contacto com a água a ferver, vai fazê-lo absorver repentinamente grande parte do líquido à sua volta, rebentando os bagos e deixando-os em papa.

O segredo para evitar tudo isto é hidratar lentamente o arroz, antes de o cozer, e retirar grande parte do amido que ajuda a absorver a água à volta.

 

2. Lave bem o arroz antes de o cozer 

Comece por colocar o arroz cru num passador fininho. Coloque o passador dentro de uma taça com sensivelmente o mesmo tamanho. Encha a taça com água fria. Com a mão, esfregue o arroz enquanto este está mergulhado na água. Quando vir que a água está baça, com um aspecto leitoso, deite-a fora, substituindo-a por água fresca saída da torneira. Repita todo o processo umas cinco ou seis vezes até que a água fique límpida e transparente.

 

3. Deixe o arroz secar 

Deite fora a água e deixe o arroz a escorrer, no passador, durante cinco a 30 minutos. Esta espera vai fazer com que o arroz absorva lentamente a água onde esteve mergulhado, sem permitir que absorva água demais. É isto que vai impedir os bagos de rebentarem durante a cozedura.

 

4. Coza durante cerca de 12 minutos 

Encha uma panela com água. Assim que levantar fervura, coloque o arroz lá dentro e deixe cozer durante cerca de 12 minutos até ficar tenrinho.

 

5. Deixe secar o vapor  

Quando o arroz estiver pronto, escorra a água onde o ferveu e deixe-o a secar, destapado, dentro de um passador, durante cinco a dez minutos. Isto vai impedir que o arroz continue a cozer por causa do vapor ou do calor da panela.

 

6. Solte o arroz 

Antes de servir, mexa o arroz com uma espátula de silicone para soltar eventuais bagos de arroz que tenham ficado colados. E sirva. Vai ver como terá o arroz mais solto e consistente que já provou.

 

Um óptimo e solto arroz para si onde quer que o empapado esteja,

Ele

 

dicas e foto: food52

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com