bolo de cheesecake de limão, a sobremesa que vai ter de provar este fim de semana

Imagine um casamento perfeito entre um bolo e um cheesecake de limão. Inacreditável, não é? É a perfeição numa receita e esta maravilha que descobri no blog Seasons and Suppers pode ser toda sua já hoje ou amanhã. Ok, pode dividir com a sua família e amigos, mas eu não partilhava com muita gente, porque este bolo merece ser devidamente apreciado ao longo de todo o fim de semana. Não é digno de desaparecer do prato em poucos minutos. Seria um desrespeito perante tão magnífica receita…

Antes de pôr a mão na massa, vai ter de comprar queijo creme, açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal derretida, um ovo grande, baunilha, raspas e sumo de limão para o recheio de queijo creme. Para o bolo propriamente dito, precisa de farinha, açúcar, fermento, sal, manteiga sem sal derretida, ovos, raspas e sumo de limão e extrato de baunilha. Tenha também à mão açúcar de confeiteiro para decorar no fim.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

240403e32d23bbb73e52883db1bfc8cb.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 160º C. Prepare uma forma de tarte alta, espalhando spray de cozinha e forrando o fundo com uma folha de papel vegetal. Coloque a forma num tabuleiro de forno e reserve.

Agora, prepare o recheio: bata o queijo creme com a batedeira na potência média, durante cerca de 5 minutos, até obter um creme macio. Adicione o açúcar e bata durante mais 2 a 3 minutos. Junte o ovo e bata novamente, durante cerca de 1 minuto. Acrescente a manteiga derretida, a baunilha, as raspas e o sumo de limão. Bata tudo até obter uma consistência homogénea, durante cerca de 1 minuto, e reserve.

Entretanto, prepare a massa do bolo: numa taça grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga derretida arrefecida, os ovos, o sumo de limão, o extrato de baunilha e as raspas de limão. Misture bem mas não demasiado.

Espalhe a massa do bolo pela forma que preparou. Alise com uma espátula. Transfira o recheio de queijo para cima da massa do bolo e espalhe uniformemente, deixando cerca de 1,5 cm da massa por cobrir à volta.

Leve ao forno durante 30 a 35 minutos ou até a extremidade do bolo ficar dourada.

Deixe arrefecer na forma durante 5 a 10 minutos. Passe uma faca à volta do bolo para soltá-lo da forma. Deixe arrefecer completamente, durante cerca de uma hora e depois transfira-o para um prato. Guarde no frigorífico. Antes de servir, decore com açúcar de confeiteiro.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: seasons and suppers

 

Powered by Blogger.