bacalhau com noodles de courgette e limão, uma receita sem hidratos para quem está de dieta (como eu!)

A receita original do blog Feasting at Home é com alabote (um peixe da família da solha) que não se encontra na costa portuguesa, por isso, vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita com bacalhau e vai ficar melhor ainda. É tudo o que eu preciso nesta altura da minha vida: saudável, deliciosa e sem hidratos. Ainda, por cima, é muito rápida e fácil de fazer. Fica pronta em meia hora.

Só precisa de uns bons lombos de bacalhau (também pode fazer com salmão, claro), um dente de alho esmagado, azeite, sal e pimenta. Para os noodles, precisa de azeite, uma chalota cortada em fatias fininhas, alho esmagado, courgette espiralizada, sal e pimenta, raspas de limão, salsa ou manjericão picados e sumo de limão. Para decorar, tenha à mão tomate cherry, piripíri e queijo pecorino laminado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Halibut-with-Zucchini-Noodles-105-2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio e junte o alho esmagado. Mexa o azeite para deixar o alho infusionar.

Seque o bacalhau e tempere-o com sal e pimenta. Sele o peixe de ambos os lados até ficarem com um tom dourado. Nessa altura, coloque a frigideira no forno durante 3 a 6 minutos (depende da altura da posta de bacalhau).

Enquanto isso, numa frigideira larga, aqueça mais um fio de azeite, em lume médio, e junte as chalotas e o alho. Mexa até ficarem macios, durante cerca de 3 minutos. Acrescente a courgette espiralizada e tempere com sal e pimenta. Salteie até os noodles ficarem macios mas crocantes, durante cerca de 4 minutos.

Junte as raspas de limão, a salsa fresca e um esguicho de sumo de limão. Prove e ajuste os temperos. Divida por duas taças e ponha por cima o bacalhau. Decore com o tomate cherry dividido ao meio, o piripíri (é opcional) e o pecorino laminado. Agora, prove e delicie-se sem culpas.

 

Boa dieta para quem, como eu, está na luta,

Ela

 

receita e foto: feasting at home

 

Powered by Blogger.