Skip to main content

Arroz de frango no forno

IMGP8389-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Quando se trata de uma refeição familiar, todos nós gostamos de preparar algo simples, reconfortante mas delicioso, algo que nos recorde os sabores e aromas da cozinha da nossa mãe, é isso que hoje partilho convosco.

Esta receita familiar rende algumas porções, é muito fácil de preparar e tem tudo para ficar saborosa. Uma receita que agrada a miúdos e graúdos. Estejam à vontade para substituir ingredientes por outros da vossa preferência ou até aumentar a dosagem dos ingredientes, dependendo do número de doses que pretendam, pois esta é uma receita bastante versátil.

Bom apetite!!

IMGP8387-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Ingredientes

4 coxas de frango

1 cebola

1 dente de alho

1 folha de louro

1 fio de azeite

½ copo de vinho branco

3 cenouras

½ bacon fumado

½ chouriço de carne

1 lt de caldo de galinha

sementes de piripiri q.b.

1 colher (sobremesa) pimentão-doce

1 colher (café) canela em pó

noz-moscada q.b.

sal q.b.

Preparação

Num tacho, verta um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione a folha de louro, a cebola e o alho picado, deixe alourar, regue com vinho branco e deixe evaporar um pouco. De seguida, acrescente as coxas de frango e aloure de ambos os lados. Acrescente as cenouras, o bacon e o chouriço, tudo cortado em pedaços. Adicione o piripiri, o pimentão-doce a canela e a noz-moscada, envolva bem.

Acrescente uma chávena do caldo de galinha e deixe cozinhar, durante 30-40 minutos, em lume brando. Se necessário, acrescente mais caldo.

Passado esse tempo, tire o tacho do lume. Retire as coxas de frango, as cenouras, o bacon, o chouriço e a folha de louro. Desfie o frango, corte as cenouras, o bacon e o chouriço em rodelas. Reserve o caldo.

No mesmo tacho, verta quatro chávenas do caldo reservado e do restante caldo de galinha e deixe levantar fervura. Adicione duas chávenas de arroz, uma pitada de sal, mexa bem e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.

Entretanto, aqueça a forno a 200ºC.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de arroz, por cima coloque o frango desfiado, o bacon, o chouriço e uma parte da cenoura às rodelas. Por cima, coloque mais uma camada de arroz. Disponha, por cima, as restantes cenouras às rodelas e enfeite com chouriço às rodelas e bacon às fatias.

Leve o tabuleiro ao forno, cerca de 15-20 minutos, até alourar.

IMGP8394-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

IMGP8391-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

IMGP8395-Arroz de frango no forno-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- médio; dificuldade- fácil; doses-4-6.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com