Skip to main content

a receita contra a depressão de segunda-feira: tagliatelle com salmão fresco e molho de espinafres

Eu, Misterioso, me confesso: odeio a segunda-feira! Detesto! Abomino! Execro! Repilo! (Sempre tive o sonho de escrever a palavra "repilo" numa publicação nacional...) Seria mesmo capaz de dizer que ojerizo a segunda-feira. Além de feia, é longa, pesada e demorada. E, quando olhamos para a frente, não vemos nada de bom: só mesmo mais quatro longos dias de trabalho.

É por isso que, à segunda-feira, preciso sempre de uma injecção de ânimo para me aguentar. E, no meu caso, o ânimo chega sempre em cima de um prato. É por isso que hoje vou fazer esta fenomenal massa com salmão fresco e molho de natas e espinafres para o jantar. Eu sei que não é light mas, quando me vir tão bem disposto, tenho a certeza de que a minha querida Mulher Mistério me vai perdoar.

A receita é do fantástico blog Vikalinka e é facílima de preparar – outra condição fundamental para me deixar bem disposto a uma segunda-feira.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de tagliatelle fresco (também pode usar fettuccine ou linguine), lombo de salmão sem pele, uma chalota, alho, manteiga, vinho branco, natas, espinafres baby, sumo e raspas de limão e salsa picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Salmon-Pasta-10-Edit.jpg

 

Comece por cozer a massa em água e sal seguindo as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze, tempere o salmão com flor de sal e pimenta preta e sele-o numa frigideira com manteiga derretida (só precisa de marcar o salmão de todos os lados, durante dois a três minutos e deixá-lo médio-mal passado por dentro).

Quando o salmão estiver cozinhado, retire-o da frigideira sem a lavar. Acrescente um fio de azeite e a chalota e o alho picados e deixe saltear. Reduza o lume para o médio e coloque o vinho branco, deixando-o reduzir durante cerca de 5 minutos. Depois adicione as natas e os espinafres baby juntamente com as raspas e o sumo de limão. Mexa durante um minuto para os espinafres murcharem e finalmente envolva neste molho a massa e o salmão cortado em pedaços.

Termine com a salsa picada por cima e anime-se: diga lá se, com um jantar destes, a segunda-feira não fica logo mais agradável.

 

Uma óptima segunda-feira para si onde quer que o resto da semana ainda esteja,

Ele

 

receita e foto: vikalinka

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com