o acompanhamento mais fácil para o seu peru de natal: couves de bruxelas salteadas com castanhas

Só leva quatro ingredientes e demora menos de 15 minutos a cozinhar. Nós cá em casa, somos fãs de castanhas e de couves de bruxelas. Até os nossos filhos mais novos adoram aquela maravilha. Eu compreendo-os. Desde que eu era miúdo que me lembro das fantásticas couves de bruxelas crocantes e ultra-saborosas do almoço de Natal da minha avó.

Na época, eu não aguentava espinafres, desprezava grelos e odiava couve-flor (pensando bem, ainda hoje não suporto couve-flor...), mas couves de bruxelas eram o único legume de que eu sempre gostei. Adorava o formato pequenino e surpreendente, a textura crocante e o sabor suave. No fundo, pareciam repolhos feitos para lilliputeanos que eu conseguia comer com uma dentada. Não sei se era por me fazer parecer um adulto ou por causa do sabor, mas a verdade é que cresci a adorar couves de bruxelas.

E por isso é que faço questão de ter sempre couves de bruxelas no Natal cá de casa. Umas vezes faço-as caramelizadas com molho balsâmico, outras gratinadas no forno, ou até mesmo com ovos – mas este ano vou salteá-las com castanhas e azeitonas.

A receita é do fantástico blog Top With Cinnamon e só leva couves de bruxelas, castanhas descascadas e cozinhadas, azeitonas e molho picante chipotle. Se não encontrar chipotle, pode substituir por uma colher de chá de paprika. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Brussels-Sprouts-with-Chestnuts-and-Smoky-Olives-6

 

Lave as couves de bruxelas, retire-lhes o pé e corte-as ao meio. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e cozinhe as couves de bruxelas, com o lado cortado virado para baixo, em lume médio, durante cerca de 5 minutos, sem lhes mexer. Quando começarem a estar tostadas por baixo, vire-as e cozinhe-as durante mais cerca de 5 minutos até estarem ao seu gosto.

Retire-as para um prato e salteie as castanhas, durante cerca de um minuto, na mesma frigideira. Junte as castanhas às couves de bruxelas e coloque agora as azeitonas, flor de sal e o chipotle, na frigideira, com o azeite, só até aquecer. Espalhe o molho de azeitonas por cima das couves de bruxelas e das castanhas e sirva. Acmpanhamento mais simples para o seu peru não vai encontrar.

 

Um óptimo peru para si onde quer que as couves de bruxelas estejam,

Ele

 

receita e foto: top with cinnamon

Powered by Blogger.