Skip to main content

palitos de pão alentejano no forno recheados com queijo derretido, uma das maravilhas do nosso novo livro

IMG_7341bx.jpg

Dia de chuva na rua é dia de petiscos cá em casa. E hoje o que mais me apetece é estrear-me com uma das 99 maravilhosas receitas do nosso novo livro. Acabámos de receber o nosso primeiro exemplar (à venda aqui), enviado pela editora Manuscrito, e apesar de todas estas receitas já terem passado várias vezes pela nossa cozinha, confesso que estava com saudades de algumas.

Com chuva, o que as crianças mais pedem são receitas com queijo derretido no forno. Uma das minhas preferidas é esta facílima receita que junta um divinal e estaladiço pão alentejano com um irresistível e cremoso queijo derretido no meio. Ainda por cima, é facílima de fazer.

3D-livro-As-99-melhores-receitas.png

 

Ingredientes

  • 1 pão alentejano
  • 350 gramas de queijo provolone cortado às fatias
  • 1/2 chávena de manteiga derretida
  • 1/2 chávena de cebolinho picado
  • 2 colheres de chá de sementes de papoila

 

Comece por cortar o pão: faça longos golpes longitudinais e depois longos golpes transversais – sempre sem cortar a côdea de baixo. O objectivo é criar palitos quadrados que ficam agarrados à base.

Preencha todos os espaços feitos pelos golpes com as fatias de queijo. Se gostar, pode usar mais queijo à vontade.

Pincele a parte de cima do pão com a manteiga derretida, espalhe as sementes de papoila e o cebolinho picado. Embrulhe o pão numa folha de papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido nos 220 a 250º C, durante 15 minutos. Desembrulhe e deixe mais cinco a dez minutos até o queijo derreter todo e o pão ficar tostado (cuidado para não deixar queimar). Se tiver dúvidas, veja o vídeo de preparação desta receita aqui.

Sabe quais são as duas maiores vantagens desta receita?

A primeira é pensar em cada palito de pão que vai tirar, carregado de queijo. A segunda é imaginar como serão as outras 98 deliciosas receitas do nosso novo livro. E nem vamos falar das receitas que os 16 maiores chefs portugueses costumam fazer em casa e partilharam para este nosso livro de aniversário do blog...

 

Um óptimo dia de chuva para si onde quer que o queijo derretido esteja,

Ele

 

receita: as 99 melhores receitas do casal mistério
foto: maria midões para o casal mistério 

 

3D-livro-As-99-melhores-receitas.png

As 99 Melhores Receitas do Casal Mistério
Preço: €19,90
À venda aqui com 10% de desconto
 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com