Pães com Chouriço e Queijo

27 de Novembro de 2019

Quando penso em chouriço penso automaticamente em Verão, em sol, calor e santos populares, em cheiro a pão com chouriço acabado de fazer e manjericos... verdade é que o Inverno já lhe tomou o lugar, mas ainda assim podemos trazer o Verão e as boas comidinhas até nós! Porque com este frio há poucas coisas melhores do que ligar o forno e preparar algo bem reconfortante... não concordam?!

Nesta receita utilizei os chouriços da Primor aos quais comecei por retirar a pele, uma mania minha que podem perfeitamente passar à frente, senão vos fizer diferença claro! Outra dica, desta vez importante, é fechar bem os pães com chouriço para evitar que o queijo "fuja" e se percam as gordurinhas maravilhosas do chouriço (como me aconteceu em alguns dos pães)!


Pães com Chouriço e Queijo

Ingredientes para 6 pães:
  • 500 g de farinha de trigo tipo 65
  • 300 ml de água
  • 2 saquetas de fermento de padeiro
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 a 4 chouriços Primor
  • 6 fatias de queijo limiano
  • farinha tipo 65 q.b.

Preparação:
1. Num fervedor coloque a água e o sal, misture até a água estar morna e o sal completamente dissolvido.
2. Coloque a farinha num monte sobre a bancada, e faça um buraco no centro e coloque lá dentro o fermento em pó.
3. Adicione um pouco de água e, com a ajuda de um garfo, misture puxando a farinha das laterais para o centro, de modo a dissolver o fermento. Adicione a restante água e misture com a farinha, amassando durante 5 minutos, até que a massa despegue das mãos e esteja homogénea e elástica. Se necessário adicione mais um pouco de farinha.
4. Coloque a massa numa taça grande e tape-a com um pano, e deixe repousar durante 2 horas, ou até dobrar de volume, em local seco e sem correntes de ar (costumo colocar a taça no micro-ondas fechado e desligado).
5. Entretanto retire a pele dos chouriços e corte-os chouriços em rodelas finas.
6. Polvilhe a bancada com um pouco de fatia e divida a massa em 6 partes iguais.
7. Estique cada pedaço de massa com as mãos, formando um rectângulo. Coloque algumas fatias de chouriço e uma fatia de queijo flamengo sobre a massa e enrole, unindo depois as extremidades.
8. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque sobre ele os pães com chouriço, tape com um pano e deixe descansar durante 1 hora.
9. Polvilhe-os com um pouco de farinha e leve-os ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante aproximadamente 30 minutos.

Produto utilizado nesta receita:

Acompanha-nos também em:

   
Powered by Blogger.