Skip to main content

este pudim de leite condensado só leva 5 ingredientes e vai arrasar no seu natal

Estão abertas as hostilidades. O Natal está a chegar e a minha boca já está a aguar. Não aguento esperar mais. Tenho de descobrir receitas deliciosas e surpreendentes para este ano. A Mesa Mistério não pode ficar exclusivamente entregue a filhoses e rabanadas.

Este ano vamos inovar. E a primeira surpesa natalícia vai ser este fenomenal e facílimo pudim flan de leite condensado, do espectacular site Food52.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de cinco ingredientes: gemas de ovos, leite evaporado, leite condensado, extracto de baunilha e açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

0206d497-fd01-49ed-b1eb-5579fd39ee89--2019-0618_le

 

O primeiro passo, como em tantas outras receitas, é ligar o forno – neste caso, a 180 ºC. Bata depois as gemas, à mão, lentamente. Acrescente-lhes o leite evaporado, o leite condensado e o extracto de baunilha e mexa só para ligar todos os ingredientes. Segundo os autores da receita, se bater ou se mexer com muita força, vai criar bolhas no pudim. Por isso, o melhor é respirar fundo antes de mexer tudo. E é assim que a base do pudim está pronta. Só falta agora, preparar o caramelo. 

Junte o açúcar com 30 ml de água, numa panela, e deixe-o dissolver em lume médio. Assim que vir que o açúcar está derretido, baixe o lume para o mínimo e agite de vez em quando a panela – não mexa com uma colher. Quando começar a ficar tostado e com um aspecto caramelizado, deite para dentro de uma forma para bolos, com 23 centímetros de diâmetro, inclinando-a para cobrir todo o fundo.

Espere uns minutos que o caramelo enrijeça antes de lhe deitar por cima a mistura do pudim, através de um passador. Coloque a forma dentro de um tabuleiro alto e deite 2 a 3 centímetros de água a ferver para dentro do tabuleiro. Leve ao forno, durante 50 a 60 minutos, até que um palito espetado no centro saia limpo.

Retire a forma de dentro do banho de água e deixe arrefecer em cima do balcão da cozinha. Depois leve ao frigorífico até ficar bem frio. Passe uma faca à volta da forma e vire-a para dentro do prato que vai servir. Vai ver o aspecto divinal que este maravilhoso pudim vai ter na sua mesa de Natal, ainda com o caramelo a escorrer lentamente à volta.

 

Um óptimo pudim para si onde quer que o leite condensado esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com