bolos de limão sem glúten com apenas 185 calorias

Estou a precisar de animar este domingo de outono. Os miúdos a estudar, eu a deprimir porque amanhã vou voltar ao trabalho… Preciso de agir rapidamente e em força. E o que é que nos anima e nos faz felizes na Mansão Mistério? A família inteira na cozinha a fazer bolos: os miúdos adoram, o meu querido Marido Mistério rejubila e eu desgraço a minha dieta outra vez. É a vida. Amanhã é um novo dia!

Esta receita de bolo de limão sem farinha do blog The View From Great Island é muito fácil de fazer e é tudo o que precisamos para animar este domingo. Ainda, por cima, cada porção tem apenas 185 calorias, o que é uma ótima notícia para este corpinho em redenção.

Para fazer esta maravilha, vai precisar de açúcar, manteiga sem sal, ovos, raspas de 2 limões, farinha de amêndoa, uma pitada de sal, leitelho, sumo de limão, cremor tártaro e, para decorar, açúcar de confeiteiro e mirtilos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

warm-lemon-pudding-cake-8500463-January-21-2019-4.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte 6 a 8 ramequins (depende do tamanho dos seus) com manteiga e disponha-os num tabuleiro próprio para ir ao forno.

Entretanto, ferva uma panela grande com água.

Misture a manteiga amaciada com o açúcar numa taça até obter um creme leve e cremoso. Junte as gemas de ovos, uma de cada vez, misturando-as bem antes de acrescentar a seguinte, raspando os lados da taça sempre que precisar.

Acrescente as raspas de limão, a farinha de amêndoa e o sal, misturando tudo com a varinha mágica. Depois acrescente o leitelho e o sumo de limão e volte a misturar.

Bata as claras em castelo juntamente com o cremor tártaro até ficarem bem firmes.

Envolva as claras em castelo na massa, com cuidado, durante alguns minutos, até obter um creme homogéneo.

Transfira a água que ferveu para o tabuleiro onde colocou os ramequins, enchendo-o até à metade da altura dos ramequins.

Divida a massa que obteve pelos ramequins, enchendo quase até cima.

Leve ao forno durante 45 a 50 minutos ou até os bolos ficarem dourados no topo.

Retire os ramequins do forno e deixe arrefecer durante 15 minutos antes de os pulverizar com açúcar de confeiteiro e decorar com mirtilos.

Sirva quentes!

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: the view from great island  

 

Powered by Blogger.