vieiras com molho de coco e lima, um jantar especial para impressionar o seu convidado mais exigente

Além de deliciosa e light, esta receita do blog Feasting at Home é muito fácil de fazer. Se não gostar muito de vieiras (cá em casa somos fãs), pode substituí-las por camarões. Mas não deixe de fazer esta maravilha, sobretudo se tiver convidados hoje à noite. Vai ver que os vai deixar – a todos, sem exceção – de boca aberta. Só precisa de 25 minutos do seu tempo: 10 para preparar e 15 para cozinhar.

Para fazer esta maravilha, tem de ter em casa os seguintes ingredientes: uma chalota finamente picada, vinagre de vinho branco, um talo de erva-príncipe esmagado, gengibre, leite de coco, raspas e sumo de uma lima grande, molho de peixe, malagueta (opcional), vieiras, óleo de coco, sal e pimenta, manjericão fresco, e arroz para acompanhar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

scallops-lemongrass-100-2.jpg

 

Comece por pôr ao lume uma panela de arroz. Enquanto isso, numa frigideira à parte, ferva o vinagre com a chalota em lume brando até o vinagre reduzir quase totalmente, durante cerca de 5 minutos.

Junte o leite de coco, metade das raspas de lima, a erva-príncipe e o gengibre, e deixe ferver em lume médio baixo durante 5 minutos. Atenção para não deixar ferver demais. Junte uma colher e meia de chá de molho de peixe e uma colher de sopa de sumo de lima, desligue o lume e prove. Ajuste o sabor com mais sumo de lima ou molho de peixe, se desejar. Acrescente umas fatias de malagueta e reserve para deixar os sabores absorverem até o arroz ficar pronto.

Entretanto, lave e seque as vieiras. Tempere-as com sal e pimenta.

Numa frigideira, aqueça o óleo de coco em lume médio. Quando a frigideira estiver quente, junte as vieiras e frite-as 2 a 3 minutos de cada lado, dependendo do tamanho. Quando estiverem no ponto certo, reserve e esprema umas gotas de lima por cima de cada uma. Aqueça um pouco o molho que preparou e escorra-o através de um passador.

Agora, prepare as taças: divida o arroz, coloque as vieiras por cima e espalhe o molho de coco, lima e erva-príncipe sobre as vieiras. Decore com manjericão fresco e o resto das raspas de lima.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: feasting at home

Powered by Blogger.