Vida Paleo: O Testemunho da Maria João Nascimento

Um ano separam estas fotos e neste período de tempo muita coisa mudou na vida da Maria João: perdeu 25kg em 7 meses e ganhou muito mais saúde!

1) Quais as razões que a levaram a iniciar este estilo de vida?

“As razões foram várias e penso que são comuns à maior parte das pessoas que tentam alterar o estilo de vida e melhorar a sua saúde, excesso de peso, não gostar de me ver ao espelho, não caber em roupa nenhuma, sentir-me pesada e cansada e também com o objetivo de baixar a minha tensão arterial, já que sou hipertensa.”

2) Quais foram as maiores dificuldades que sentiu?

“A maior dificuldade foi aprender a interpretar rótulos no supermercado mas deixo-lhe uma breve introdução de como cheguei ao estilo paleo: Sempre fui magra, quando era pequena pedia à minha avó nas férias para me fazer papas para engordar, não gostava de ser tão magra… (como a vida muda ). Até bem perto dos 30 anos pesava 53 Kg, o que para a minha altura 1,65m era pouco,  depois gradualmente fui engordando e a partir dos 35 sempre tive excesso de peso, uns anos mais outros menos, até há meses, hoje tenho 48 anos..

Desde o verão de 2018 até ao dia de Natal de 2018 , não me pesei. Ia olhando para mim e em redor de mim e tinha a sensação que não vivia, sobrevivia.  Fugia de qualquer conversa que tivesse relacionada com o peso… No dia de Natal finalmente subi à balança e constatei perante eu própria que tinha batido no fundo, 87,6 KG marcava a balança…

Bom pensei,  não vou dizer nada a ninguém e dia 02/01 começo uma nova vida, nem ao meu marido confessei a minha intenção. Tinha uma semana para me mentalizar e escolher a reeducação alimentar que queria seguir. Em tempos fiz uma dieta, a dieta dos 31 dias da Ágata Roquette, e fui ao grupo do Facebook ver as novidades. Nesse mesmo grupo estava um comentário de uma senhora a dizer que fazia paleo, confesso que nunca tinha ouvido o nome nem sabia nada sobre este estilo, e como fiquei curioso fui  pesquisar. Na semana de 26 a 31 de Dezembro, li tudo o que consegui sobre o estilo, o conceito, os alimentos permitidos e os proibidos , os testemunhos, receitas, etc.. E dia 02 de janeiro chegou e eu comecei.”

3) Podia descrever-me os ganhos que teve na sua saúde? 

Perdi cerca de 25 kg de Janeiro a Julho, tenho a sorte de ter um metabolismo rápido. Desde essa altura não voltei a engordar. Oscilo entre os 62 e os 64. As alterações são muitas, os meus amigos dizem-me que estou como há 20 anos ( simpáticos eles…). Melhorei a minha tensão arterial que já está mais controlada e mais baixa, não me sinto pesada, tenho muito mais energia e durmo muito melhor.”

Março 2019

4) O que costuma comer habitualmente? Se possível descreva-me um dia seu de refeições, de modo a servir de exemplo para outras pessoas.

Pequeno-Almoço: bebida vegetal com café, 1 fatia de pão de farinhas mais saudáveis com presunto, queijo gordo ou manteiga de cabra. Por vezes como ovos mexidos e fruta ou panquecas.

Almoço e jantar: Peixe, carne, sopa ou marisco da forma que calhar, cozido, grelhado, estufado, no forno ou frito. Os acompanhamentos são:  legumes de todas as formas, cogumelos, frutas da época. Por vezes vou à zona cinzenta (batata doce, ervilhas, arroz, etc..).

Não faço lanches porque habitualmente não tenho fome entre as refeições, mas ao início até me adaptar, por vezes comia entre as refeições, quase sempre um punhado de frutos secos . Não faço jejuns prolongados, apenas os normais entre as refeições.”

5) Costuma fazer pão e/ou sobremesas Paleo? Com que frequência?

“Hoje em dia não, mas ao início, do primeiro mês para a frente fazia um bolo ou doce por semana. Mantenho ainda o hábito depois do jantar, junto com o café como 1 ou 2 quadrados de chocolate negro com 75% de cacau.”

Outubro 2019

6) Faz alguma atividade física? Se sim, que exercício físico faz?

“Não pratico nenhuma atividade física mas estou a tentar ganhar coragem para regressar ao ginásio numa vertente de tonificar e fortalecer os músculos.”

7) Que conselhos daria a quem vai começar este estilo de vida?

“Vou apenas dar um conselho, para mim o mais importante: “Comam sempre o que vos apetece”. Em paleo é sempre possível comer, com o mesmo sabor, apenas trocando os ingredientes. Este é a maior lição que eu tirei deste estilo de vida. Exemplos: Açorda , pizza, bolo, enchidos , etc.. tudo é possível .”

Esquerda (Agosto 2018) | Direita (Agosto 2019)

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso

Partilhar

Powered by Blogger.