Skip to main content

Viagem a Coimbra - Parte 1

Cada vez mais gosto de viajar... e cada vez mais percebo que há muito para visitar, para conhecer aqui em Portugal... e, falha minha, não conhecia muito de Coimbra... apenas conhecia a Quinta das Lágrimas, famosa pela mais bela história de amor portuguesa!

A viagem até Coimbra foi feita de comboio, por cerca de 20-25€ ida e volta. Esta viagem demora pouco mais de 1 hora a partir do Porto e vale a pena ir apreciando a paisagem!



Hostel Serenata

Para pernoitar optei pelo Hostel Serenata que fica no centro da zona antiga da cidade, mesmo no Largo da Sé Velha, e a 5 minutos a pé da Universidade de Coimbra! O edifício do século XX onde hoje fica o hostel, foi em tempos o instituto da maternidade Bissaya Barreto e posteriormente o Conservatório de Música. Um hostel que une vida, cultura e música!


O localização do hostel permitiu-me deslocar facilmente pela cidade, sem recorrer a transportes públicos ou táxi. Encontra-se a cerca de 10 minutos a pé da estação de comboios.



Este foi o quarto onde fiquei... um quarto bem espaçoso, iluminado e confortável com... uma lareira! Nunca na minha vida tive uma lareira no quarto... deve ser delicioso passar o Inverno neste quartinho. O quarto chama-se Miguel Torga e tem vista para a Catedral da Sé Velha.



Todos os quartos do primeiro piso, onde fiquei, possuem o nome de alguma personalidade portuguesa... Miguel Torga, Antero Quental, Eugénio de Castro, Zeca Afonso, etc. As paredes de todo o hostel encontram-se coberturas por poemas, letras de músicas... todo o espaço grita história e tradição, grita Coimbra!

Neste hostel é servido um pequeno-almoço buffet tradicional (entre as 7h e as 10h), composto por vários pães, cereais, iogurte, compota, manteiga, marmelada, queijo e fiambre. As bebidas incluem café, chá, leite e sumos. Além de que possuem uma cozinha totalmente equipada, onde é possível preparar as nossas próprias refeições!


Podem obter mais informações sobre o Hostel Serenata através do site. Neste caso o custo do alojamento vai depender do que escolherem; existem suítes, quartos individuais, duplos e partilhados também!

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com