Skip to main content

Pão alentejano | World Bread Day

IMGP8200-Pão alentejano-Blog.JPG

Todos os anos, em todo o mundo celebra-se o World Bread Day. Estão todos convidados a participar neste Dia Mundial do Pão. Façam o vosso pão caseiro, tirem fotos e publiquem no vosso blogue ou redes sociais usando a hashtag #wbd2019 #worldbreadday #worldbreadday2019. É muito fácil participar e partilhar connosco este dia tão especial em homenagem ao pão, um alimento universal que faz parte da dieta humana, muito fácil de preparar e com ingredientes básicos: farinha, fermento, sal e água.

Em homenagem a este dia e para partilhar com todos, preparei um pão alentejano tão presente na região do Alentejo. O pão alentejano é considerado um alimento base na alimentação dos alentejanos, outrora um dos únicos alimentos presente na mesa das famílias rurais, sendo caracterizado como um pão de testa (mais levantado numa das extremidades, assemelhando-se a uma dobra) de côdea castanho-clara e miolo esbranquiçado.

Encontramos facilmente este pão em qualquer estabelecimento comercial na zona do Alentejo, quase sempre acompanhado de azeitonas e vinho. Este delicioso pão talvez deva o seu sabor único ao facto de ser confecionado com ingredientes tradicionais: farinha alentejana, o fermento caseiro e mais tarde cozido nos fornos tradicionais a lenha, conferindo-lhe uma côdea crocante muito apetecível.

Faça o seu pão caseiro, deixe o aroma invadir a sua cozinha e partilhe com a família ou com os seus amigos, são momentos únicos. 

IMGP8204-Pão alentejano-Blog.JPG

Ingredientes

p/ massa de levedura

50g de água

5g fermento de padeiro fresco

90g de farinha, tipo 65

p/ pão

280g de água

1 colher (chá) de sal

500g de farinha, tipo 65

 

Preparação Bimby

Massa de levedura: coloque no copo a água e o fermento, programe 1 min/ 37ºC/ vel1.

Adicione a farinha e envolva 10 seg/ vel 3. Retire e reserve num local morno até que dobre de volume.

Pão: Coloque no copo a água e o sal, programe 1,30 min/37ºC/ vel 1. Adicione a farinha e a massa de levedura reservada, amasse 2min/ vel espiga.

Retire, faça uma bola e reserve num taça tapada com película aderente, até dobrar de volume.

Entretanto coloque um tabuleiro, com bastante água, no fundo do forno. Aqueça o forno a 180ºC. A humidade que se vai formando será necessária para que a côdea do pão fique mais crocante.

De seguida, molde a massa do pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha. Com a ajuda de uma faca faça um corte a meio da bola e deixe novamente dobrar de volume.

Passado esse tempo, leve a massa ao forno cerca de 45 minutos.

IMGP8206-Pão alentejano-Blog.JPG

IMGP8197-Pão alentejano-Blog.JPG

IMGP8193-Pão Alentejano-Blog.JPG

IMGP8192-Pão alentejano-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- lento; dificuldade- fácil; doses- 2 pães médios.

Fonte: Bimby massas e doces; pag 14.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com