Bolo Mousse de Chocolate e Laranja

18 de Outubro de 2019

Imagine um bolo de chocolate tipo mousse, bem cremoso e intenso... com um toque de laranja! E por cima uma generosa colherada de chantilly caseiro... uma verdadeira tentação para saborear uma e outra vez, porque este bolo (ainda por cima!) não é enjoativo. É um dos bolos favoritos cá em casa, em particular o favorito da minha mãe... por ela fazia um destes todas as semanas, sem excepção!


Bolo Mousse de Chocolate e Laranja

Ingredientes:
  • 250 g de chocolate de culinária
  • 6 ovos: 2 inteiros e 4 separados
  • 175 g de açúcar
  • 125 g de manteiga sem sal
  • raspa de 1 laranja
  • sal q.b.

Preparação:
1. Leve ao lume a manteiga até começar a ferver. Retire do lume e adicione o chocolate em pedaços e o café. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
2. Numa taça coloque 75 gramas de açúcar, os ovos inteiros e as gemas e bata tudo muito bem, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o creme chocolate e a raspa de laranja e misture.
3. Bata as claras até formar espuma e adicione o açúcar gradualmente, batendo sempre até obter claras em castelo. Adicione as claras e envolva delicadamente, até obter uma mistura homogénea.
4. Verta a massa para uma forma, previamente untada e polvilhada com cacau em pó, e leve-a ao forno, pré-aquecidos nos 180 ºC durante 30 a 40 minutos.
5. Deixe o bolo arrefecer com a porta do forno entreaberta. Sirva-o simples ou acompanhado de chantilly caseiro.

Acompanha-nos também em:

   
Powered by Blogger.