Tarte de maçã e amêndoa










Ingredientes 


para a massa:


150 gr de farinha
100 gr de farinha de amêndoa
2 gemas
100 g de açúcar de confeiteiro
125 gr de manteiga gelada
1 pitada de sal
1 pote de geléia de damasco
3 maçãs 

água

Procedimento

Coloque a farinha, a farinha de amêndoa, uma pitada de sal e a manteiga na batedeira. Bata tudo para obter uma mistura com uma aparência arenosa e farinhenta; adicione o açúcar e, com a mistura obtida, forme um buraco no centro e adicione as gemas. Misture tudo rapidamente até a massa ficar compacta e elástica. Com a massa obtida forme uma bola, envolva-a com filme plástico e coloque-a a descansar no frigorífico pelo menos meia hora. 

Estenda três quartos da massa entre duas folhas de papel vegetal untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Crie as bordas e pique o fundo. 
Numa tigela pequena, misture a geleia com algumas colheres de sopa de água para torná-la um pouco mais cremosa e espalhe uma camada sobre a massa. Corte as maçãs em fatias finas e coloque-as sobre a camada de geleia. Com a restante massa, faça tiras finas e sobreponha por cima da maçã. Pincele toda a superfície da tarte  com o preparado de água e geleia de damasco. Coza em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 minutos ou pelo menos até que a massa esteja cozida.



Fonte:blog.giallozafferano
Powered by Blogger.