Skip to main content

o petisco perfeito para o fim da tarde: pão estaladiço com queijo derretido e cogumelos tostados

Ideia de inferno: passar um dia inteiro a trabalhar, fechado no escritório, sem ar condicionado, com mais de 35 ºC na rua. Ideia de paraíso: chegar a casa estafado, sentar-se no sofá, ou à varanda, com uma mini bem gelada na mão e um delicioso pão de queijo estaladiço para petiscar.

É assim que eu consigo animar os meus dias e esquecer o pesadelo que é ter um ar condicionado avariado no Verão. Basta fechar os olhos, encostar-me para trás e sonhar com o momento em que chegarei a casa para cair nos braços desta divinal receita do espectacular site Food52.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de uma baguete, queijo em fatias (eu adoro queijo de São Jorge, mas também pode usar fontina ou mozzarella que derretem melhor), manteiga, cogumelos fatiados, cebola picada, sementes de papoila, flor de sal, mostarda em pó e sumo de limão espremido no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f161b390-c26f-46e9-a9cd-28ce090385fb--2019-0730_cheesy-mushroom-bread_3x2_julia-gartland_217.jpg

 

O primeiro e mais importante passo para esta maravilha é escolher um bom pão. Não se renda à baguette da bomba de gasolina. O essencial é ter um pão estreito e comprido. Feito isso, escolha o melhor. Aquele que tiver uma côdea estaladiça e um miolo fofinho.

Faça golpes diagonais com cerca de dois centímetros de intervalo mas sem cortar o fundo do pão. Deixe uma margem de meio centímetro para as fatias não se separarem. Repita o processo, inclinando a faca na direcção oposta de forma a fazer cruzes no pão. Encha os buracos criados com as fatias de queijo e coloque o pão em cima de uma folha de papel de alumínio.

Numa frigideira, junte a manteiga e os cogumelos laminados e salteie até os caramelizar. Desligue o lume e misture os outros ingredientes: a cebola, as sementes, a flor de sal, a mostarda e o sumo de limão.

Espalhe este molho por cima do pão. Enrole-o no papel de alumínio, fechando bem. E leve à prateleira de cima do forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 45 minutos. Depois é só comer. E beber.

 

Um óptimo fim de tarde para si onde quer que o pão de queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com