o petisco perfeito para o fim da tarde: pão estaladiço com queijo derretido e cogumelos tostados

Ideia de inferno: passar um dia inteiro a trabalhar, fechado no escritório, sem ar condicionado, com mais de 35 ºC na rua. Ideia de paraíso: chegar a casa estafado, sentar-se no sofá, ou à varanda, com uma mini bem gelada na mão e um delicioso pão de queijo estaladiço para petiscar.

É assim que eu consigo animar os meus dias e esquecer o pesadelo que é ter um ar condicionado avariado no Verão. Basta fechar os olhos, encostar-me para trás e sonhar com o momento em que chegarei a casa para cair nos braços desta divinal receita do espectacular site Food52.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de uma baguete, queijo em fatias (eu adoro queijo de São Jorge, mas também pode usar fontina ou mozzarella que derretem melhor), manteiga, cogumelos fatiados, cebola picada, sementes de papoila, flor de sal, mostarda em pó e sumo de limão espremido no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f161b390-c26f-46e9-a9cd-28ce090385fb--2019-0730_cheesy-mushroom-bread_3x2_julia-gartland_217.jpg

 

O primeiro e mais importante passo para esta maravilha é escolher um bom pão. Não se renda à baguette da bomba de gasolina. O essencial é ter um pão estreito e comprido. Feito isso, escolha o melhor. Aquele que tiver uma côdea estaladiça e um miolo fofinho.

Faça golpes diagonais com cerca de dois centímetros de intervalo mas sem cortar o fundo do pão. Deixe uma margem de meio centímetro para as fatias não se separarem. Repita o processo, inclinando a faca na direcção oposta de forma a fazer cruzes no pão. Encha os buracos criados com as fatias de queijo e coloque o pão em cima de uma folha de papel de alumínio.

Numa frigideira, junte a manteiga e os cogumelos laminados e salteie até os caramelizar. Desligue o lume e misture os outros ingredientes: a cebola, as sementes, a flor de sal, a mostarda e o sumo de limão.

Espalhe este molho por cima do pão. Enrole-o no papel de alumínio, fechando bem. E leve à prateleira de cima do forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 45 minutos. Depois é só comer. E beber.

 

Um óptimo fim de tarde para si onde quer que o pão de queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira	- www.wook.pt

Powered by Blogger.