Mousse de Chocolate

6 de Setembro de 2019

Hoje trago-vos a mousse de chocolate que comi durante toda a minha infância... uma receita simples e despretensiosa, a mousse que a minha mãe fazia nos fins-de-semana, nas festas de aniversário. Que tem uma história engraçada por trás... porque apesar de a receita ser a mesma, a minha mãe envolvia as claras de uma forma diferente... ela envolvi-as com a batedeira! E por isso a mousse de chocolate dela não ficava tão leve e areada quanto as mousses de compra... algo que me fazia muito confusão! Agora que já cozinho há tantos anos, entendo o porquê.


Mousse de Chocolate

Ingredientes:
  • 200 g de chocolate de culinária
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 100 g de açúcar
  • 4 ovos

Preparação:
1. Leve ao lume a manteiga até começar a ferver. Retire do lume e adicione o chocolate em pedaços e o café. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
2. Entretanto separe as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o creme de chocolate e misture bem.
3. Bata as claras em castelo, com o restante açúcar. Adicione as claras ao creme de chocolate e misture tudo delicadamente (para não perder o ar), até obter uma mousse leve e homogénea.
4. Distribua a mousse por taças individuais (ou numa taça grande) e leve ao frigorífico durante no mínimo 2 horas. Acompanhe simples ou com chantilly caseiro.

Acompanha-nos também em:

   
Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira	- www.wook.pt

Powered by Blogger.