3 almoços fáceis e portáteis para o regresso às aulas

21429551_pAL5z.jpeg

Cá em casa, entrámos definitivamente na turma da marmita. Eu ainda almoço fora às vezes, mas sou o único. A minha querida Mulher Mistério anda sempre com o seu almoço da dieta keto atrás quando vai trabalhar e até as crianças preferem levar comida de casa para a escola:

– Pai, eu prefiro os petiscos cá de casa aos douradinhos secos da cantina.

Eu agradeço a confiança dos meus fantásticos Filhos Mistério, mas a verdade é que esta nova moda sobra para mim. Como Ela cozinha bifes que acabam tão tenrinhos como painéis de cartão, as crianças já deixaram bem claro que dispensam o seu contributo na cozinha. E, nesse caso, resto eu para organizar as comidas.

Para este ano, já estou a preparar as ementas rotativas para os miúdos levarem para a escola. Aqui ficam três das minhas sugestões favoritas.

 

Rolo de atum com mousse de ricotta 

21429552_HPKnl.jpeg

É um dos pratos preferidos das crianças cá em casa. Fica delicioso frio, enche e leva essa maravilha do mundo infantil que dá pelo nome de atum em lata. A massa do rolo é feita com farinha de espelta e salsa, que lhe dá esta cor verde irresistível, e o recheio é uma suave combinação de atum desfiado fininho com mousse de queijo ricotta.

Acompanhado por uma salada mista, fica delicioso e alimenta os miúdos durante um dia inteiro. Além disso, nem precisa de aquecer, o que significa que eles podem comer em qualquer lado, enquanto jogam futebol com os amigos. A receita é facílima de fazer e está toda explicadinha aqui.

 

Quiche de queijo e brócolos sem base 

21368061_iT3DZ.jpeg

Também pode ser comida fria, mas fica ainda mais deliciosa se for servida quente. A base desta fantástica quiche é feita com brócolos cortados em pedacinhos. Depois leva queijo cheddar ralado por cima, que vai derreter no interior desta quiche, e ovos batidos com natas, o que vai ajudar a ligar todos os ingredientes.

Se servir frio, ficará com um almoço tipo quiche. Se os seus filhos o aquecerem no microondas da escola, ficarão com uma divinal frittata, onde se sentem os ovos cremosos e o queijo derretido. Seja de que maneira for, as crianças adoram esta deliciosa receita, do site Skinny Taste, que pode ver aqui.

 

Frango com molho teriyaki

Chicken-Teriyaki (1).jpg

O molho teriyaki é das coisas mais simples de fazer no mundo. Misture numa taça molho de soja, açúcar de coco, óleo de sésamo, gengibre fresco ralado, amido de milho, alho picado e sementes de sésamo. Mexa bem e já está. 

Depois é fritar os pedaços de frango numa frigideira com azeite, misturar-lhes o molho e os brócolos e está pronto. Servido com uma marmita de arroz basmati a acompanhar fica um verdadeiro sonho. Eu prefiro comer esta maravilha quente, mas, no Verão, as crianças também gostam disto frio. Dizem que o arroz frio,  misturado com o molho e a carne, fica óptimo. A receita é do fantástico blog A Simple Palate. E pode ser vista aqui.

 

Um óptimo ano de aulas para as crianças onde quer que os almoços estejam,

Ele

 

fotos: bárbara tomaz photography para o casal mistério; skinny tastea simple palate

 

Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira	- www.wook.pt

Powered by Blogger.