Tarte de limão e leite condensado merengada







Ingredientes:


Base de bolacha:


Bolacha Maria/Torrada: 200 gr
Manteiga: 130 gr


Creme de limão:


Leite condensado: 1 lata (397 gr)
Gemas de ovo: 3
Limão: sumo e raspa de 1 (grande)


Merengue:


Claras de ovo: 3
Açúcar: 150 gr
Sal q.b.


Modo de preparação:


Pré aqueça o forno a 220.º e prepara uma tarteira com papel vegetal. Se achar necessidade unte um pouco a tarteira com margarina para que o papel adira mais facilmente.


Para fazer a base, pique muito bem a bolacha reduzindo-a a farinha (eu pessoalmente gosto de deixar alguns bocadinhos menos picados, conferindo uma textura mais crocante). Corte a manteiga em cubos e junte à farinha de bolacha, esfregando e amassado até que a massa fique completamente ligada.


Forre a tarteira com a base feita anteriormente e leve ao congelador para que a manteiga fique bem firme e gelada.


Para o creme bata muito bem as gemas e adicione o leite condensado. Continue batendo de forma que as gemas fiquem bem misturadas e não talhe. Adicione o sumo e raspa de limão e continue batendo para que fique um creme homogéneo.


Retire a base do congelador e verta nela o creme (4). Leve ao forno durante 10 a 15 minutos até que a base fique crocante e o creme cozido.


Aproveite para preparar o merengue: Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, até que façam espuma e ganhem alguma firmeza. Adicione o açúcar gradualmente e continue batendo até que fiquem bem firmes e brilhantes. Ao retirar as varas, o merengue deve formar picos. Reserve.


Após retirar a base e o creme do forno, coloque sobre esta o meregue às colheradas, formando picos e ondinhas com as costas da colher. Salpique o merengue com um pouco de açúcar e leve de novo ao forno, reduzindo-o para os 160.º , durante 5 minutos ou até o merengue ficar dourado.


Deixe a tarte arrefecer um pouco e sirva a gosto.


Fonte: Pequenos prazeres
Powered by Blogger.