Trifle de bolo de iogurte, lemon curd e creme



Ingredientes
Bolo de iogurte q.b.
Lemon curd
200g de queijo mascarpone
200ml de natas
70g de açúcar em pó

Para o lemon curd
430g de açúcar
200g de manteiga
Casca de 2 limões
300ml de sumo de limão
6 ovos caseiros ou biológicos

Preparar o lemon curd
Num tacho de fundo pesado, colocar o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, levando ao lume até dissolver tudo muito bem. Bater os ovos com uma vara de arames. Retirar a mistura de limão do lume e adicionar os ovos batidos, sem parar de mexer. Levar novamente ao lume, no mínimo, sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar. Retirar do lume e colocar num frasco. Guardar no frigorífico.

Preparar o creme mascarpone
Colocar numa tigela o mascarpone e as natas e, com a batedeira eléctrica, bater em velocidade média até ficar em creme. Sem desligar a batedeira, adicionar o açúcar, continuando a bater até resultar um creme espesso.

Preparar o trifle
Alinhar as camadas numa tigela, colocando primeiro o bolo esfarelado e cobrindo de seguida com o lemon curd. A seguir, dispor uma camada da mistura de mascarpone. Repetir a camada de bolo, o curd e, por fim, o resto do creme de mascarpone. Levar ao frigorífico, tapado com papel aderente (o doce deve estar no frio durante 24 horas). Quando for servir, polvilhar com biscoitos de Amaretto esmagados ou amêndoas laminadas tostadas.
Powered by Blogger.