Skip to main content

Bolo de Cacau muito fofinho (Receita do Livro de Pantagruel)



 Ingredientes


185 gramas de farinha de trigo
50 gramas de Maizena
350 gramas de açúcar amarelo
70 gramas de cacau em pó
8 claras de ovo
7 gemas de ovo
1 dl de óleo de milho
2 dl menos uma colher de sopa de água
2 colheres de sopa de conhaque
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de cremor tártaro (usei fermento em pó)
3 colheres e chá de fermento em pó
Cobertura

chocolate picado q.b
leite q.b


Ligar o forno a 180º .


Numa tigela pequena colocar a farinha, a Maizena, o açúcar, o cacau, o sal e o fermento em pó, todos estes ingredientes devem ser peneirados duas vezes.


Misturar tudo muito bem com uma vara de arames.


Fazer uma cova ao centro e colocar o óleo, as gemas, a água e o conhaque, misturar tudo muito bem.

Numa tigela grande bater as claras até ficarem espumosas, assim que atingirem este ponto polvilhar com o cremor tártaro até estarem em castelo mais que firme, devem ficar secas.

Com ajuda de uma espátula de borracha juntar às claras em castelo o preparado anterior, este processo deve ser feito com delicadeza, deve envolver e não bater.

Colocar a massa numa forma grande de buraco sem untar.

Levar ao forno cerca de 50 minutos em forno moderado.

Depois de estar cozido, apoiar a forma sobre o gargalho de uma garrafa ou em copos, o cimo do bolo deverá ficar invertido.

Deixar assim durante a noite toda.

Com ajuda de uma faca fina descolar o bolo e colocar sobre um prato de serviço.

Cobrir com a cobertura.

Cobertura de chocolate:

Num tacho colocar o chocolate em pedaços com o leite e levar a lume brando até ficar tudo bem dissolvido e homogéneo.


http://www.receitasdeportugal.com

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com