Bacalhau com espinafres no forno

Usei:
2 postas (lombos) de bacalhau demolhado
3 batatas grandes
2 ovos
1 cebola grande
1 dente de alho
cerca de 200 grs de espinafres
1/2 pacote de molho béchamel
sal, pimenta e noz moscada q.b.
pão ralado q.b.
1 folha de louro
leite q.b.
margarina q.b.
azeite q.b.
1 gema de ovo

E fiz assim:
Comecei por cozer, em água temperada de sal, o bacalhau juntamente com as batatas e, num outro tacho, os espinafres. Cozi também os ovos.
Depois de cozidos, escorri e reservei o bacalhau e os espinafres para arrefecerem. Deitei os ovos para um copo com água fria e, depois de frios, descasquei-os.
As batatas foram reduzidas a puré (nem muito líquido nem muito espesso), com a ajuda do leite, da margarina e da gema de ovo, rectifiquei de sal e temperei com pimenta e noz moscada.
Verti o puré para um pirex, alisei e reservei.
Limpei o bacalhau de peles e espinhas, desfiei-o grosseiramente e reservei também.
Fiz um refogado com a cebola, o louro e o alho em azeite e, quando a cebola começou a ficar lourinha (mas sem queimar) acrescentei o bacalhau desfiado. Mexi para incorporar bem, temperei de sal e pimenta e verti sobre o puré já no pirex.
Por cima do preparado do bacalhau, verti os espinafres, bem escorridos e ligeiramente picados (dei-lhes uns cortes com a tesoura de cozinha) e, por cima destes, coloquei os ovos cortados em rodelas.
Verti o molho béchamel sobre todo o preparado no pirex, polvilhei com pão ralado e levei a forno pré-aquecido a 200ºC até ficar dourado.
Servi de imediato acompanhado de uma salada.

Powered by Blogger.