Cheesecake de mirtilos

Ingredientes para a base:
1 pacote de bolachas Maria (ou bolachas maizena, no Brasil)
20 gr manteiga (usei 2 colheres (sopa) de Becel Cozinha)

Ingredientes para o recheio:
1 Kg queijo-creme (usei fromage blanc)
200 gr açucar
3 colheres (sopa) farinha
2 iogurtes naturais, sem açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) raspa de limão


Ingredientes para a cobertura:
1 chávena(chá) de mirtilos

½ chávena(chá) de açúcar

1 colher(chá) de agar-agar ou 1 folha de gelatina

Mirtilos para decorar


Preparação:

Base:
Triturar as bolachas na picadora até que se transformem numa farinha não muito fina. Eu coloquei as bolachas num recipiente esmaguei-as com um pilão e resultou igualmente. Misture com a manteiga derretida ou com a margarina em temperatura ambiente. Calque esta massa no fundo de uma tarteira de fundo removível. Unte as laterais da forma. Reserve no frigorífico.

Recheio:
Bater o queijo com o açúcar, acrescentar os ovos um a um, a farinha, os iogurtes e a raspa de limão. Deve ficar uma mistura homogénea. Eu utilizei a batedeira eléctrica.
Transferir a mistura para a tarteira e levar ao forno, à temperatura de 180ºC, por mais ou menos 45 minutos. Testar com um palito, que sairá húmido mas limpo, quando o doce estiver cozido. Deixe amornar e extraia o aro. Se verificar que ficou uma casca de cor um pouco escura por cima do recheio, retire-a com o auxílio de uma faca.

Cobertura
Leve os ingredientes ao lume num tacho até adquirir a consistência de compota. Se utilizar a folha de gelatina, deixe-a de molho em água fria e acrescente-a somente no final, após retirar a mistura do lume, mexendo bem para que se dissolva. Deixe arrefecer e aplique em cima do doce também frio.

Coloque a sobremesa no frigorífico e consuma-a bem fresca e decorada com os mirtilos que reservou.

Powered by Blogger.