BACALHAU ESPECIAL DE NATAL

INGREDIENTES
4 postas de bacalhau
500 g de batatinhas

400 g de castanhas descascadas
250 g de cebolinhas
2 cebolas
2 "dentes" de alho
2 ovos cozidos
2 dl de azeite virgem extra
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
salsa fresca picada
leite para demolhar
farinha de trigo para passar
óleo vegetal para fritar
1 colher (chá) de colorau
pimenta (preta ou branca) q.b.
sal q.b.

PREPARAÇÃO
Demolhe as postas de bacalhau em água de um dia para o outro. No dia, coloque-as a demolhar em leite durante 2 horas.
Entretanto, descasque as batatas, as cebolinhas, as cebolas e os "dentes" de alho, corte as cebolas em "meias-luas" e pique os "dentes" de alho.
Escorra as postas de bacalhau, seque-as bem, passe-as por farinha e leve-as a fritar numa frigideira com o azeite até ficarem douradinhas. Retire-as, escorra-as e coloque-as num tabuleiro de louça.
Junte os picados dos "dentes" de alho, as "meias-luas" de cebola e a folha de louro à frigideira com o azeite de fritar o bacalhau e deixe cozinhar até as "meias-luas" de cebola ficarem transparentes. Adicione o colorau e o vinho branco e deixe cozinhar durante 10 minutos, em lume brando. Junte depois 1 dl do leite de demolhar o bacalhau, misture e tempere com sal e pimenta.
Frite as batatinhas e as castanhas em óleo sem deixar ganhar cor, retire, escorra, adiciona ao tabuleiro das postas de bacalhau e junte também as cebolinhas. Junte a mistura das "meias-luas" de cebola por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 20 minutos. Retire e sirva polvilhado com os ovos cozidos picados finamente e salsa picada.

Fonte da Receita:
https://www.receitasemenus.net/bacalhau-especial-de-natal/
Powered by Blogger.