PASTEIS DE GRÃO DO ALENTEJO (AZEVIAS)

Ingredientes para a massa:
1 Kg de farinha sem fermento
250 gr de banha
2 chávenas de chá de água (pode necessitar de mais)
2 cálices de aguardente
1 pitada de sal grosso
canela, ervas doces casca de limão.
Coloque a água a ferver com a canela, o sal, as ervas doces e o limão, obtendo um chá forte e deixe arrefecer (deve ficar morno).
Derreta a banha (utilizar morna)
Coloque a farinha num alguidar e faça um buraco ao meio, deite a banha, parte do chá e a água ardente, vá amassando e adicionando mais chá, até a massa começar a estar elástica.
Tem de se amassar bastante, até a massa começar a tender.
Quando a massa começar a criar bolhas de ar e se conseguir tender, tapa-se com um pano de lã para não arrefecer e começa-se a tender as azevias.
Para o recheio
1 kg de grão cozido, pelado e passado pelo passe vite
2 paus de canela
800 gr de açucar
casca de 1/2 de limão
2 colheres de sopa de água
Leve o açúcar ao lume com a água, o limão e a canela até fazer ponto pérola, adicione o grão e deixe ferver mexendo sempre até fazer ponto estrada.
deixe arrefecer bem.
( o doce convém ser feito de véspera)
Depois é só esticar a massa bem fininha, colocar o recheio e fechar como se fosse um rissol. Cortar com uma cartilha e reservar em cima de uma toalha até poder fritar.
Nota:Os Pasteis(Azevias) devem ser fritos em bastante óleo e com a ajuda de uma escumadeira, fazer o óleo passar por cima deles de modo a enfolarem e ficarem cheios de ar.
Depois de fritos escorrem-se sobre papel absorvente e polvilham-se com açúcar e canela.fonte:https://ospratosdodia.blogspot.pt/
Powered by Blogger.