Skip to main content

Bolo Rei

Ingredientes:
  • 700g de farinha
  • 40g de fermento de padeiro (ou metade de fermipan)
  • 1 dl de água morna
  • 150g de margarina
  • 175g de açúcar
  • raspa de 1 laranja
  • raspa de 1 limão
  • 4 ovos
  • 2 cálices de vinho do Porto
  • 150g de frutas cristalizadas
  • 150g de frutos secos
Para decorar:
  • frutas cristalizadas a gosto
  • geleia
  • 1 ovo batido
Preparação:

Peneire a farinha e retire uma chávena. Dissolva o fermento na água morna e junte a chávena de farinha reservada(no caso de usarem fermento fermipan, junte directamente na farinha reservada e depois coloque a água). Deixe levedar por 15 minutos em local quente.
Bata a margarina com o açúcar, raspa de limão e laranja, os ovos e o vinho do Porto. Junte este preparado à massa do fermento e junte farinha, amasse bem, e sove até obter uma massa elástica.
Pique as frutas cristalizadas e as secas e junte à massa anterior. Forme uma bola e deixe levedar em local temperado por cerca de 5 ou 6 horas.
Coloque em tabuleiro untado e enfarinhado a massa e abra um buraco no meio(eu fiz uma espécie de rolo e uni as pontas).

Pincele com ovo batido e enfeite com frutas. Deixe levedar mais meia hora e leve a cozer em forno a 200º C durante 35 a 45 minutos.
Depois de cozido pincele com geleia para dar brilho.
Pode completar a decoração com fios de ovos.

Observações e Dicas:
Resultou um bolo enorme, uns 3,5kg de bolo ou mais, por isso podem fazer dois mais pequenos, ou fazer um bolo rei e um bolo rainha, com metade da massa colocando numa frutas cristalizadas e secas e no rainha apenas frutos secos.
Coloquei as frutas cristalizadas demolho em vinho do Porto alguns minutos, para lhes retirar excesso de açúcar.
Deixar um bom buraco no bolo, porque tende a fechar se não for assim.
Para ficar com esta aparência, colocar as frutas cristalizadas grandes em 4 ou 5 locais espaçados e depois as frutas secas e outras cristalizadas mais pequenas entre esses espaços.
Fonte original todos os direitos reservados a http://omeupecado.blogspot.pt/

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com