Filhoses do forno ( Ilha Terceira ) Açores

E agora, uma receita bem terceirense: Filhoses do forno. Não há mesa de salão que se preze que não tenha um prato delas para oferecer aos grupos que por lá passam.

Massa:
250 g de farinha
5 ovos grandes
1 chávena (cup) de leite
1 chávena (cup) de água
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de sal
manteiga para untar as formas e farinha para as polvilhar

Pré-aqueça o forno a 250 graus (o forno bem quente é o principal segredo para o sucesso desta receita).
Coloque os ovos numa tigela e, com a batedeira, bata-os até que cresçam bastante e que fiquem espumosos. Junte então a farinha, aos poucos de cada vez, misturando bem, com uma colher de pau.
Adicione o fermento e o sal e continue a bater. Junte o leite e a água e misture bem. Caso a mistura não esteja homogénea, bata com a batedeira.
Unte bem as formas de alumínio com a manteiga e polvilhe com farinha. Encha as formas com a massa (até 3/4). Coloque as forminhas num tabuleiro e leve-as a cozer até ficarem grandes e douradas (20 a 30 minutos). As filhós ficam altas e ocas por dentro, para serem recheadas. Retire do forno. Caso não tenham cabido todas na primeira fornada, volte a repetir o procedimento para as restantes formas (consegui cozer de uma só vez).
Deixe-as arrefecer e prepare o recheio.

Recheio:
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar (usei amarelo)
1 ovo
1 colher de sopa de custard powder (ou maizena)
1 colher de sopa de manteiga
cascas de limão a gosto

Coloque num tacho o custard powder e desfaça-o com um bocadinho de leite. Misture bem, adicione o ovo, o açúcar, a casca de limão e misture. Junte o restante leite. Ligue o fogão e mexa sempre, em lume brando, até obter uma papa cremosa. Deixe arrefecer e retire as cascas de limão.

Com uma tesoura, dê um corte em cada filhós e, com a ajuda de uma colher de chá, ou de um saco de pasteleiro, introduza uma porção do recheio em cada uma.

Fonte da Receita:
http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2012/02/terceira-inteira-e-um-palco.html
Powered by Blogger.