As lulas á Monchique são um prato tradicional feito com lulas recheadas com uma mistura de lula, presunto e arroz, tudo bem mergulhado num molho de tomate.



Receita de Lulas cheias á Monchique

Ingredientes


Lulas – 1,2 Kg (Tamanho médio)
Arroz – 160gr
Presunto – 100gr
Batatas Novas – 300gr
Tomate – 500gr (Maduros)
Vinho Branco – 100ml (Vinho Seco)
Azeite – 150ml
Salsa – 1 Raminho
Louro – 1 Folha
Cebola – 250gr
Pimenta – Uma pitada
Sal – Uma pitada


Instruções


Começa por lavar me as lulas, amanha e retira os tentáculos e as tripas com cuidado para não arrebentar e sujar tudo, põe de parte as lulas e os tentáculos, deita o resto fora.
Descasca as cebolas e pica fininho, seguido do presunto cortado em cubos pequenos e os tentáculos das lulas.
Escalda os tomates (30 segundos em água a ferver), depois retira os pés dos tomates, a pele e as sementes, corta também em cubos.


Leva um tacho ao lume com azeite, metade da cebola e deixa refogar, depois de a cebola começar a ficar translucida, acrescenta o presunto, seguido dos tentáculos, metade da salsa picada e os tomates, deixa apurar, tempera com um pouco de sal e pimenta.
Deita de seguida o arroz, lavado e escorrido (assim fica com menos goma e mais solto), e leva este a cozinhar no preparado entre uns 3 a 5 minutos (não é preciso ficar cozinhado completamente porque vai ter tempo de cozinhar mais um pouco dentro das lulas), prova o recheio.


Agora enche as lulas com o recheio, tem cuidado para não encher demasiado, tu queres um pouco de espaço para poderes fechar as lulas com um palito (assim o recheio não sai).
Agora numa frigideira larga, adiciona mais outro fio de azeite, a restante cebola, azeite, a folha de louro e a salsa picada, depois de refogar um pouco junta o vinho branco e um pouco de água, depois põe as lulas e deixa cozinhar até estar ficarem tenras.
Tira do lume e serve com batatas novas cozidas com um pouco de salsa por cima e está pronto a servir, bom proveito! :)


Dicas: Podes fazer o molho com que serves as lulas ao mesmo tempo que fazes o recheio, põe todos os ingredientes e antes de adicionares o arroz retira metade do molho e a folha de louro.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.iguaria.com/prato
Powered by Blogger.