Skip to main content

Aprenda a fazer Pão Alentejano





O pão alentejano é usado em açordas, ensopados, migas, bolos, fatias douradas, ou simplesmente para saborear na companhia do um bom vinho alentejano, aquecido pelas nossas planícies, queijo e uma conversa cheia de boas histórias e sem tempo contado. Para petiscar antes do prato principal com queijos, enchidos, azeitonas e até frutos secos, o pão alentejano é uma das grandes iguarias da gastronomia alentejana.





Aprenda a fazer Pão Alentejano

Para o pão

1kg de farinha T 65
14 g de sal por cada kg de farinha
600 ml de água morna
2 pacotinhos de fermento fresco para pão

Na impossibilidade de se ter fermento caseiro (guarda-se um pouco da massa da amassadura anterior, para fermentar a amassadura seguinte) pode-se substituir por fermento de padeiro fresco.
(O fermento de padeiro fresco compra-se nos supermercados na secção de produtos frescos)

Deitar a farinha num alguidar, fazer uma cova ao meio e colocar o fermento esfarelado dentro do buraco. Desfazer com a farinha. Aos poucos, misture a água morna e o sal, até que a farinha absorva totalmente a água. Misturar tudo até fazer uma bola. Amassar, muito bem , a massa tem de "bufar como se diz no Alentejo", quando começar a formar bolhas de ar, tapa-se com um lençol branco e um cobertor.
A amassadura deve ser feita num alguidar de barro, que antes de se começar a amassar se escalda com água quente, mantendo deste modo a temperatura da massa.

Deixe a massa repousar para levedar.
Vai aumentar para o dobro.

Se estiver muito frio, convém colocar uma fonte de calor
na sala onde o pão está a levedar.
Tende-se a massa.
Depois de levedar, é tendido com farinha, para se dar o formato do pão com cabeça!
deixa-se em repouso mais 20 minutos para levedar mais um pouco!
Coze em forno de lenha!

Nota:
A quantidade de fermento pode ser aumentada, se quiser um pão mais fofo e (olhado)



http://www.receitasdeportugal.com 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com