Skip to main content

Pasteis de maçã





Ingredientes:

– 2 embalagens de massa fina Buitoni
– 750 gr de maçãs reinetas
– 300 gr de açúcar
– 40 gr de água
– 70 gr de amêndoa
– 70 gr de nozes
– raspa de 1limão
– 1 colher de chá de canela
– 1 gema de ovo

Preparação:

Descongele a massa à temperatura ambiente.
Descasque e descaroce as maçãs e corte em pedaços pequenos. Leve ao lume, muito brando, deixando-a cozer muito lentamente. Não necessita de líquido mas vá estando atento para evitar que queime o fundo.

Depois de cozida, esmague grosseiramente com um garfo. No meu caso rendeu 350 gr de puré de maçã e as medidas de açúcar e de água foram definidas a partir desse peso. Se obter mais ou menos quantidade de puré, faça uma regra três simples para os restantes ingredientes.

Num robot de cozinha pique a amêndoa e a noz (usei a Bimby 3 segundos, velocidade 5) e junte à maçã reservada. Junte a canela e a raspa de limão.
Num tacho coloque o açúcar e a água e deixe ferver até obter um ponto de fio leve (4 minutos, mais ou menos, a ferver). Não mexa a calda, caso contrário, o açúcar vai solidificar.

Nesse momento junte à calda a mistura de maçã e frutos secos e mexa bem. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos para o creme secar bem, já que a maçã tem humidade. Deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 200º.

Usei massa Buitoni porque é muito prática e fantástica em termos de resultados finais. A massa vem já cortada em círculos, separados por quadrados de papel vegetal. O que facilita, e muito, esta receita. Pode encontrar esta massa junto à área de congelados dos supermercados, junto às pizzas e comida pré-confeccionada.

Pegue em cada quadrado com um circulo de massa, com o dedo molhado em água passe por todo o rebordo, para facilitar a união da massa. Coloque duas colheres de chá de recheio no centro e faça uma das partes do circulo unir à outra, utilizando o próprio quadrado de papel vegetal para facilitar. Termine o pastel calcando com um garfo ao longo de todo o redobro.

Coloque cada um dos pasteis num tabuleiro de forno e pincele com gema de ovo.
Leve ao forno por 12 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e termine com um pouco de açúcar em pó por cima.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://umapedradesal.blogspot.com

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com