Lombo estufado na panela de pressão.







1 lombo de porco (parte do cachaço)
Cebola
Alho
Colorau
Louro
Limão
Vinho branco
Sal
Pimenta moída na hora
Cenoura
Azeite


Dou uns golpes em xadrez no lombo e tempero de véspera.


Faço uma marinada com todos os temperos, o limão parto em tiras grossas e o alho inteiro e esmago com a faca.

Na hora de estufar, retiro o lombo da marinada escorro bem e meto na panela a fritar(selar) em azeite e alho, vou virando de todos os lados até estar tostadinho em toda a volta.



Junto em seguida um pouco de vinho e agito a panela, para a carne largar os sucos e desagarrar do fundo algum pouco que se possa ter queimado.


Junto em seguida toda a marinada e temperos que tinha de véspera, junto mais cenouras descascadas e partidas em pedaços grandes e a cebola só partida em quartos.


Fecho a panela e quando começar a ferver marco o tempo que eu acho necessário, na minha panela que é das super-rápidas tem que ser pouco, ou fica tudo em puré de carne e quando digo pouco é no máximo 10 minutos, no caso de a peça ser grande.


Abro a panela e corto a carne em fatias, volto a meter na panela, mais um pouco, para apurar o molho que normalmente fica um pouco aguado e também para cozer mais um pouco o interior da carne, se não estiver bem, prefiro assim do que ficar cozinhada demais na panela, para além disso a carne fica mais saborosa e tenra.


Neste caso, quando voltei a meter a carne na panela, juntei cogumelos partidos em pedaços grosseiros. Servi com puré, mas fica bem com massa branca, batata cozida ou frita, enfim um prato bom para fazer em quantidade e guardar, porque depois é só fazer o acompanhamento e as fatias que sobram numa sandocha também fica bem bom.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://artes-viagens-sabores.blogspot.com
Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira	- www.wook.pt

Powered by Blogger.