Feijão Assado com Perna de Porco e Linguiça





Ingredientes


1 kg de carne de porco (perna com osso)
1 linguiça (com ou sem picante)
1/2 kg de feijão branco (ou vermelho)
1 cebola
3 dentes de alho
1 lata média de tomate pelado em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1/2 dcl de azeite
Coentros (frescos ou congelados) q.b.
Sal, pimenta ou picante q.b.


Preparação


Põe-se o feijão de molho em água, de véspera.


No dia coze-se a carne e a linguiça com um pouco de água, na panela de pressão, cerca de 40 minutos, ou até ficar bem cozida..
À parte noutro tacho coze-se o feijão, com um pouco de água, a folha de louro e um dente de alho, cerca de 30 minutos, ou até ficar bem tenro. Reserve.


Pica-se a cebola miudinha, os dois dentes de alho, deita-se num tacho, rega-se com o azeite e deixa-se refogar até a cebola ficar transparente. Reserve.


Retira-se a carne do lume, deixa-se arrefecer um pouco, corta-se aos bocadinhos sobre a tábua de cozinha e junta-se ao refogado, mexendo bem durante um minuto, para não pegar ao fundo e sempre em lume brando. no fim junta-se metade da linguiça cortada em rodelas e acrescenta-se o tomate pelado e a polpa. Deixa-se cozinhar por mais uns minutos, tempera-se com sal, pimenta ou picante, e com os coentros.Retira-se do lume e junta-se ao feijão já cozido. Se achar que o feijão ficou muito aguado, retire um pouco do caldo.


Disponha o preparado num recipiente que possa ir ao forno, deite por cima as rodelas de linguiça restantes e leve ao forno médio por 30 minutos, com cuidado para não secar demasiado.


Sirva quente acompanhado por arroz branco.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://saboresdahorta.blogspot.com
Powered by Blogger.