Bolo de Pudim





Caramelo: 


125g de açúcar;
30ml de água + 2 colheres de sopa de água.

Pudim:
3 ovos;
150g de açúcar;
120ml de natas;
140ml de leite;
Pau de canela, casca de limão e/ou vagem de baunilha.

Bolo:
3 claras;
50g de manteiga amolecida;
50g de farinha com fermento;
100g de açúcar.



Como preparar:

Caramelo:

Misturar a água com o açúcar. Levar ao lume até que fiquem com cor de caramelo. Nesta altura, deitar as 2 colheres de sopa de água, com algum cuidado pois salpica. Deixar ao lume mais uns 5´até obter a consistência desejada.

Deitar o caramelo numa forma de pudim e fazer movimentos circulares de molde às paredes ficarem cobertas com o caramelo.

Pudim:

Ferver o leite com as natas e os aromatizantes ( casca de limão, pau de canela e baunilha). Deixar infusionar 2 ou 3´e coar. Misturar os ovos com o açúcar e deitar a mistura de leite e natas em fio até obter uma mistura homogénea. Deitar o preparado na forma.

Bolo:

Bateras claras em castelo firme. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar a farinha e as claras alternadamente, mexendo gentilmente. Verter esta mistura sobre o pudim.

Ao deitar o bolo sobre o pudim, as duas massas parecem misturar-se. Não alarmar pois ao cozer, ficam 2 camadas bem definidas.

Levar ao forno pré aquecido a 180ºC num tabuleiro com água. Deixar cozer cerca de 45´ fazendo o teste do palito. Se a meio da cozedura achar necessário, cobrir a forma com papel de alumínio para não queimar o bolo.

Desenformar depois de frio.

Mãos à obra.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt
Powered by Blogger.