Skip to main content

Bacalhau a Lisbonense





Reza a historia que um taberneiro de Lisboa, seu nome Braz, num momento de inspiracao ou, qui ca, querendo aproveitar sobras de refeicoes, se lembrou de juntar bacalhau desfiado a batatas fritas e a ovos mexidos. Nasceu assim o tao afamado " Bacalhau a Braz", com um "z" pois naquela epoca era assim que se escrevia o nome do dito.

Refiro ainda que em Macau, por influencia dos portugueses, evidentemente, o Bacalhau a Braz e um dos pratos mais procurados nos restaurante.

Com o passar do tempo, foram-se adicionando mais ingredientes, nomeadamente a cebola. Porem, ha quem afirme que, quando este prato leva cebola deixa de ser o Bacalhau a Braz para ser o Bacalhau a Lisbonense. Partilho hoje aqui essa receita, a do "Bacalhau a Lisbonense".

O que preparar: 


1 dl de azeite;
1 dente de alho picado;
1 cebola cortada em meias luas fininhas;
1 folha de loureiro;
600g de bacalhau;
1 Kg de batatas;
6 ovos;
1 colher de sopa de manteiga;
salsa picada, azeitonas e pimento marrone e pickles ou alcaparras.

Como preparar:

O bacalhau deve estar bem demolhado, escorrido de peles e espinhas e desfiado. As batatas deverao estar cortadas em palitos fininhos, em palha e fritas, sem secarem muito.

Numa frigideira deitar o azeite, o dente de alho picado e a cebola. Deixar refogar em lume medio, mexendo ocasionalmente. Quando alourar, deitar o bacalhau e ir mexendo durante 2' sobre o lume. Juntar em seguida as batatas fritas e mexer com cuidado. Juntar a manteiga. Bater os ovos numa taca a parte e juntar ao preparado. Ir mexendo e deixar cozer ate atingir o ponto desejado, nao deixando secar.

Despejar numa travessa e decorar com azeitonas, tiras de pimentos, salsa e pickles ou alcaparras.

Servir de imediato.

Nota : Esta receita podera ser confeccionado com outro qualquer peixe cozido e desfiado. Fica igualmente muito saboroso e e receita de sucesso garantido.



Maos a obra.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com