São Marcos





Ingredientes:

Bolo
2 ovos
50 g açúcar louro
50 g farinha com fermento

Creme
200 g leite condensado
2 dl natas
4 folhas de gelatina
1 clh. chá extrato baunilha

Doce de ovo
3 gemas
3 clh. sopa de açúcar
3 clh. sopa de água

Caramelo líquido q.b.



Preparação:

Bolo 


Bata os ovos com o açúcar até a massa dobrar de volume, depois envolva a farinha lentamente com movimentos suaves, de modo a que a massa fique volumosa na mesma.
Forno a 180ºc, em forma untada, cerca de 15 a 20 minutos.
Depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer. 


Creme 


Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria, depois derreta-a num pouco de água quente ( o mínimo possível de água). Numa tigela junte o leite condensado, a gelatina derretida, a baunilha e mexa. Batas as natas bem frias em chantilly e envolva os dois preparados.
Doce de ovo
Num tacho leva ao lume o açúcar com a água e deixa ferver até atingir o ponto de pérola. Quando a calda do açúcar estiver pronta, junta-se às gemas aos poucos, mexendo energicamente para não cozer as gemas. Depois de tudo envolvido, leva-se novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar ligeiramente, não queremos o creme demasiado grosso, depois retira-se do lume e deixa-se arrefecer. 


Montagem do semifrio 


Com uma faca ou se tiver um nivelador de bolos, corte o bolo já frio ao meio. Coloque um aro (15 cm) removível num prato de servir e no fundo coloque uma das metades do bolo. Por cima o creme e leve ao frigorifico, quando o creme estiver sólido, retire do frio e por cima coloque a segunda metade do bolo e leve novamente ao frio. Depois espalhe o doce de ovo, já frio, por cima e leve de novo ao frio. Mais tarde, deite com muito cuidado, o caramelo líquido por cima, de modo a que não se misture com o doce de ovo. Leve novamente ao frio.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://papinhadoce.blogspot.pt





Powered by Blogger.