Bolo de limão recheado



Ingredientes para o bolo:
- 175g de farinha com fermento
- 4 ovos
- raspa de 1 limão médio
- 2 colheres (sopa) de leite
- 100g de açúcar


Ingredientes para o creme:
- 5dl de leite
- 150g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 ovos
- sumo de 1/2 limão médio
- coco ralado qb


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha (usei uma forma de 21cm).
Para o bolo, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. Acrescente o leite, a raspa de limão e a farinha peneirada. Por fim, envolva com cuidado as claras batidas em castelo. Verta a massa na forma e deixe cozer cerca de 30 minutos (faça o teste do palito para confirmar a cozedura). Depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer por completo.


Para o creme, misture o amido de milho com um pouco de leite e reserve. Misture o restante leite com o açúcar, o sumo de limão e os ovos. Leve ao lume até aquecer (não deixe levantar fervura). Quando estiver quente, acrescente a mistura do amido de milho e mexa sempre até começar a engrossar, sempre em lume médio/baixo. Depois de pronto, passe o creme para um recipiente e cubra a superfície com película aderente. Deixe arrefecer por completo.


Para a montagem, corte o bolo em 3 camadas, recheie cada uma das camadas com 1/3 do creme e depois cubra todo o bolo com o restante creme. Polvilhe generosamente com coco ralado e leve ao frigorífico até à hora de servir.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://gulosoqb.blogspot.pt
Powered by Blogger.