Skip to main content

Pá de porco assada com alecrim ( 4 pessoas )





Ingredientes:
. 1,5 kg de pá de porco com osso
. 2 colheres de sopa de massa de pimentão
. 100 ml de vinho branco
. 50 ml de azeite
. 1 colher de sopa de banha
. 1/2 cebola
. 3 dentes de alho
. 2 folhas de louro
. Pimenta preta moída
. Sal
. 1 colher de sopa de colorau
. 1 laranja
. piri-piri
. 1/4 de cubo de caldo de galinha/carne
. 3 ramos de alecrim
. Oregãos
. Margarina para untar

Preparação:
Comece por untar um pirex de ir ao forno com margarina vaqueiro. Prepare a pá de porco ( deve ter 2 ou 3 cortes para que fique bem temperada ), tempera-a de sal e reserve no pirex já untado. Numa frigideira ou tacho ( não muito grande ) leve ao lume o azeite, a banha, a cebola picada, os alhos esmagados, a massa de pimentão, o colorau, as folhas de louro aos bocadinhos e um pouco de pimenta preta. Deixe apurar durante 2 minutos, adicione o vinho branco, um pouco de pirir-piri a seu gosto, o 1/4 de cubo de caldo de galinha/carne, o sumo de metade da laranja e um pouco de água ( cerca de 200 ml de água será suficiente, no entanto se posteriormente verificar que necessita de mais molho na carne, é só adicionar mais um pouco ). Deixe ferver durante um minutos e desligue o lume. Verta este molho sobre a carne, disponha sobre a mesma os ramos do alecrim, 3 a 4 rodelas de laranja espremendo o sumo da laranja que restar sobre a carne. Por fim polvilhe a carne com oregãos. Leve ao forno a 210º C durante cerca de 1h e 20m. O ideal é deixar a carne a marinar neste molho de um dia para o outro, para que absorva bem todos os temperos. Pode acompanhar esta carne com batatas assadas, as quais podem ser adicionadas à carne a meio da assadura desta ( temperadas com um pouco de sal ), batatas fritas ou arroz branco e salada. Fica ao seu critério.


Dica: Pode usar outro tipo de carne que goste mais, por exemplo: lombo de porco, lombinhos ou perna de porco.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://jacomias.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com