Skip to main content

Mil-folhas



Ingredientes:


2 bases de Massa Folhada (usei retangulares do Lidl) 

Creme de pasteleiro: 


550 gr de leite
120 gr de Açúcar
3 ovos + 1 gema (a clara é usada na decoração)
40 gr de Farinha Maisena
15g de farinha Custard
20 gr de manteiga

Para o glacé:

1 clara
+- 200g de açúcar em pó
2 c. chá de chocolate em pó



Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as massas folhadas ao meio, no sentido que preferir (fica bem das duas maneiras) com um cortador de pizas ou com uma faca afiada, deixe em cima do papel vegetal e coloque no tabuleiro do forno. As massas podem ir todas ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros. Tem que se ter o cuidado de as picar com um garfo quando estiverem a levantar. Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem douradas.Numa tigela misture os ovos com o açúcar, a maizena e a farinha custard com um batedor de claras. Aqueça o leite num tacho e junte este preparado ao leite quente, mexendo sem parar até engrossar. Junte a manteiga e mexa bem até obter um creme espesso e liso. Coloque num recipiente e deixe arrefecer mexendo de vez em quando para não solidificar.Para fazer o glacé, coloque a clara numa taça e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, colher a colher sem parar de mexer com o garfo. (Não sei ao certo a quantidade de açúcar que utilizei, fui pondo a olho.) Adicione açúcar, até notar que o glacé tem boa consistência. Reserve.Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa de glacé e junte o chocolate em pó, misture bem. Coloque num saco plástico pequeno cortando o bico (eu uso os sacos das sandes) ou num saco de pasteleiro com o bico simples. Reserve.Para fazer a montagem do mil-folhas, coloque por camadas a massa folhada virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa em cima e barre com o creme de pasteleiro. Coloque a última camada de massa folhada e barre as laterais com o creme que restar. Com ajuda de uma espátula espalhe em cima o glacé que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual.



Fonte original todos os direitos reservados a: http://arrozcomcanela.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco