Skip to main content

Lombinho de porco recheado e envolto em bacon com molho cremoso





Ingredientes


1 lombinho de porco com cerca de 400 g
6 tâmaras sem caroço
1 fatia grossa de cachaço de cura natural Beira - Lamego
8 fatias de bacon Beira - Lamego
1 cebola roxa
1 dente de alho
vinho branco q.b.
4 hastes de tomilho
sal e pimenta preta q.b.
1 c. de sopa de mostarda
azeite q.b.
1 c. sopa de farinha
1 c. sopa de manteiga

Confecção


1. Abra o lombo ao meio. Dentro do lombo coloque o cachaço de cura natural cortado aos pedaços pequenos, bem como as tâmaras finamente picadas. Volte a fechar o lombo de porco. Barre-o com a mostarda. Tempere a gosto de sal e mostarda e junte o tomilho em folhinhas.

2. Por cima do lombinho coloque as fatias de bacon. Prenda-as com palitos e coloque a carne num tabuleiro de forno.

3. No tabuleiro, à volta da carne, coloque a cebola fatiada finamente , o dente de alho cortado em 3 partes, mais umas hastes de tomilho e regue com vinho branco ( ao início coloque cerca de 200 ml de vinho branco) e junte um fio de azeite. Tempere o molho com uma pitada de sal e pimenta.

4. Leve a carne ao forno a 180ºC ( forno ventilado) durante cerca de 40 minutos. Durante o tempo de cozedura vá regando a carne com o molho e sempre que necessário, não deixe secar o molho, acrescente mais vinho.

5. Passado este tempo retire a carne do forno. Espete-a e verifique se está assada por dentro ( não deve largar sucos e o bacon deve estar alourado). Escorra o molho do tabuleiro para um passador. Tape a carne com folha de alumínio e deixe repousar por uns 7 minutos. Entretanto faça o molho.

6. Numa frigideira derreta a manteiga. Junte a farinha e cozinhe-a até ficar com um tom acastanhado, sempre em lume brando. DE seguida junte o molho do tabuleiro e vá mexendo até engrossar a gosto. Retire do lume.

7. Fatie o lombinho de porco e sirva acompanhado com o molho.

Bom apetite


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com