Lombinho de porco recheado e envolto em bacon com molho cremoso





Ingredientes


1 lombinho de porco com cerca de 400 g
6 tâmaras sem caroço
1 fatia grossa de cachaço de cura natural Beira - Lamego
8 fatias de bacon Beira - Lamego
1 cebola roxa
1 dente de alho
vinho branco q.b.
4 hastes de tomilho
sal e pimenta preta q.b.
1 c. de sopa de mostarda
azeite q.b.
1 c. sopa de farinha
1 c. sopa de manteiga

Confecção


1. Abra o lombo ao meio. Dentro do lombo coloque o cachaço de cura natural cortado aos pedaços pequenos, bem como as tâmaras finamente picadas. Volte a fechar o lombo de porco. Barre-o com a mostarda. Tempere a gosto de sal e mostarda e junte o tomilho em folhinhas.

2. Por cima do lombinho coloque as fatias de bacon. Prenda-as com palitos e coloque a carne num tabuleiro de forno.

3. No tabuleiro, à volta da carne, coloque a cebola fatiada finamente , o dente de alho cortado em 3 partes, mais umas hastes de tomilho e regue com vinho branco ( ao início coloque cerca de 200 ml de vinho branco) e junte um fio de azeite. Tempere o molho com uma pitada de sal e pimenta.

4. Leve a carne ao forno a 180ºC ( forno ventilado) durante cerca de 40 minutos. Durante o tempo de cozedura vá regando a carne com o molho e sempre que necessário, não deixe secar o molho, acrescente mais vinho.

5. Passado este tempo retire a carne do forno. Espete-a e verifique se está assada por dentro ( não deve largar sucos e o bacon deve estar alourado). Escorra o molho do tabuleiro para um passador. Tape a carne com folha de alumínio e deixe repousar por uns 7 minutos. Entretanto faça o molho.

6. Numa frigideira derreta a manteiga. Junte a farinha e cozinhe-a até ficar com um tom acastanhado, sempre em lume brando. DE seguida junte o molho do tabuleiro e vá mexendo até engrossar a gosto. Retire do lume.

7. Fatie o lombinho de porco e sirva acompanhado com o molho.

Bom apetite


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt
Powered by Blogger.