Skip to main content

Delícia de caramelo e maçã






Ingredientes

Para a massa de biscoito areado:
80g de manteiga com sal à temperatura ambiente
80g de açúcar
1g de Flor de Sal
2 gemas
4g de fermento em pó
115g de farinha sem fermento
Pepitas de chocolate q.b. (opcional)

Para a camada de maçã:
100g de açúcar
100g de natas
35g de manteiga com sal
4 maçãs

Para a mousse de caramelo:
75g de açúcar
150g de natas
6 g de gelatina (3 folhas)
300g de natas para bater bem frias

– Modo de preparação –
Comece por bater a manteiga até ficar cremosa. Depois junte o açúcar e a flor de sal e misture bem.
Junte as gemas e misture muito bem novamente.
De seguida, peneire a farinha, juntamente com o fermento, e incorpore no restante preparado com a ponta dos dedos, até obter uma bola de massa.
Tape e reserve no frigorífico durante 30 minutos.
Entretanto, prepare a forma, forrando-a com papel vegetal. Unte também o aro com manteiga.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Quando passarem os 30 minutos, espalhe a massa com a ponta dos dedos na forma, alise bem e espalhe as pepitas de chocolate.
Leve ao forno para cozer, durante cerca de 30 minutos. Se necessário, baixe a temperatura do forno, para evitar que o biscoito queime.
Depois retire e deixe arrefecer totalmente.
Lave bem a forma, forre em toda a volta com papel vegetal ou acetato, coloque o biscoito no fundo e reserve.
Agora prepare a camada de maçã. Leve ao lume (brando) o açúcar, num tacho ou frigideira anti-aderente, e deixe que ganhe uma cor de castanha clara. Tenha atenção para evitar que fique muito queimado (e amargo).
Entretanto aqueça um pouco as natas e junte-as (aos poucos), com o lume apagado, ao açúcar caramelizado, mexendo sempre.
Junte a manteiga e mexa bem.
Leve novamente ao lume, deixe ferver durante um minuto e reserve.
Depois, descasque as maçãs e corte-as em cubos pequenos.
Leve ao lume, duas colheres de sopa de água, juntamente com as maçãs. Tape e deixe cozer, em lume brando, até as maçãs começarem a desfazer-se.
Junte as duas colheres de sopa do molho de caramelo e mexa.
Depois, deixe arrefecer um pouco e espalhe sobre a base de biscoito, alisando bem.
Coloque no frigorífico e reserve o restante do molho de caramelo para servir no final.
De seguida, leve ao lume (brando) um tacho com açúcar e deixe que ganhe uma cor de castanho claro e retire do lume.
Aqueça levemente as natas e junte aos poucos ao açúcar.
Demolhe as folhas de gelatina e, quando estiverem moles, junte-as ao caramelo. Mexa bem e, se necessário, volte a aquecer um pouco para diluir a gelatina.
Reserve à temperatura ambiente.
Bata as natas até ficarem firmes e depois junte 2 colheres de sopa no molho de caramelo, mexendo bem. Se necessário, aqueça um pouco no micro-ondas para que fique homogéneo.
Junte as restantes natas batidas, mexendo delicadamente com uma vara de arames.
Verta este preparado sobre as maçãs e reserve no frigorífico durante cerca de 12 horas antes de desenformar.
Antes de servir, verta o molho de caramelo que sobrou por cima da sobremesa (se necessário aqueça um pouco o molho de caramelo, para amolecer. Se o fizer deve esperar que arrefeça antes de colocar no semifrio).


Fonte original todos os direitos reservados a: http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com