Skip to main content

Bolo de ananás com chantilly



Ingredientes 

Bolo 


6 ovos
200 g de açúcar
180 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Recheio e cobertura
1 lata grande de ananás
100 g de açúcar
50 ml de água
sumo de meio limão
1 pau de canela
Chantilly
6 dl de natas
120 g de açúcar
1 pitada de baunilha em pó
Decoração
cerejas em calda
ananás


Preparação


Bolo


Bater 200 g de açúcar com 6 ovos, até triplicar de volume e ficar com uma cor esbranquiçada.
Envolver as 180 g de farinha com o fermento, previamente peneirados.
Cozer em forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.
Depois de retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer completamente.
Chantilly
Bater as natas bem frias e assim que comecem a ganhar consistência incorporar o açúcar, ao qual se juntou a pitada de baunilha em pó, aos poucos.
Calda/Recheio
Cortar o ananás aos cubos reservando a calda e 2 rodelas para a decoração.
Ferver a calda do ananás com 50 ml de água, um pau de canela, 100 g de açúcar e o sumo de meio limão, durante 2 ou 3 minutos.
Montagem
Abrir o bolo ao meio e rechear com os pedaços de ananás, molhando-o generosamente com a calda (reservar calda para molhar também a parte de cima). Adicionar uma camada de chantilly.
Colocar a parte de cima do bolo e molhar com a restante calda.
Cobrir integralmente o bolo com o restante chantilly e decorar com as rodelas de ananás reservadas e as cerejas em calda.


Dicas


As natas Mimosa especiais para bater são uma aposta certa para garantir que o chantilly fica firme. Usar as natas sempre bem frias, depois de várias horas no frigorífico. Acrescentei água à calda do ananás para tornar a calda menos doce e mais abundante. É opcional, a receita original não tem os 50 ml de água.
Reduzi a quantidade de farinha (de 200 g para 180 g) para ficar mais fofo.
Usei uma forma de inox tradicional de 24 cm (alta) e forrei o fundo com papel vegetal.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://conversascomtachos.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com